Educação Bilíngue e Educação Especial

Educação Bilíngue e Educação Especial

por Maricelma da Silva Oliveira -
Número de respostas: 3

A história da educação de surdos vem passando por muitas transformações ao longo dos anos, também por grandes desafios, lutas e impactos positivos por conta do Movimento Surdo no que diz respeito aos seus direitos educacionais e linguísticos. Com os engajamentos e inquietações desse movimento, várias foram as conquistas em relação a educação de surdos, tanto no que tange a parte legislativa como o reconhecimento da libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, acessibilidade, quanto em relação ao aprofundamento e valorização da cultura surda na sociedade.

 

Por inúmeros motivos, a educação inclusiva não atingiu seus objetivos em relação ao ensino dos surdos, , entre eles a falta de ensino em libras, mas vale ressaltar que existem inúmeras outras questões envolvidas que se não forem garantidas, estaremos fadados aos mesmos resultados, no que diz respeito ao ensino da Educação bilíngue, que vai muito além de uma educação em duas línguas.


A educação bilíngue será a modalidade de ensino para os surdos que de fato fomentará sua aprendizagem, seu desenvolvimento integral. Que possamos seguir na luta por espaços de educação bilíngue para que todas as crianças surdas tenham a garantia de se tornarem bilíngues, seus direitos garantidos que é uma educação de qualidade e melhores condições de vida.

 

Em resposta à Maricelma da Silva Oliveira

Re: Educação Bilíngue e Educação Especial

por VANESSA RODRIGUES DA ROCHA MOTA -
Exatamente, colega. A educação especial consiste como um sistema paralelo ao educacional. E a educação bilingue assegura a possibilidade de crescimento linguístico do sujeito surdo
Em resposta à Maricelma da Silva Oliveira

Re: Educação Bilíngue e Educação Especial

por Maria de Jesus Oliveira Corrêa -
Boa Tarde.
concordo, a educação bilíngue será a modalidade de ensino para os surdos que de fato fomentará sua aprendizagem, seu desenvolvimento integral, precisa de professores bilíngues, que dominem bem as duas línguas, no caso do Brasil, de Libras e Língua portuguesa, além de conhecer bem sobre a cultura surda. Com a criação das escolas bilíngues para surdos, a ser trabalhada uma política linguística, que os professores vão trabalhar com o foco na cultura surda, e como possibilidade da criança surda adquirir os conhecimentos de todas as áreas necessários para sua formação acadêmica e também formação cidadã, para isso é importante que professor tenha formação linguística interiorizada, não só ser fluente em Libras, conhecer bem a cultura surda e trabalhar dentro do contexto da cultura surda.

abraços. Maria de Jesus.