EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDO

EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDO

por Maria de Jesus Oliveira Corrêa -
Número de respostas: 3

Boa Tarde.

   Eu concordo com a criação das escolas bilíngues para surdos, a ser trabalhada uma política linguística, que os professores vão trabalhar com o foco na cultura surda, e como possibilidade da criança surda adquirir os conhecimentos de todas as áreas necessários para sua formação acadêmica e também formação cidadã, para isso é importante que professor tenha formação linguística interiorizada, não só ser fluente em Libras, conhecer bem a cultura surda e trabalhar dentro do contexto da cultura surda.

Em resposta à Maria de Jesus Oliveira Corrêa

Re: EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDO

por Joilma Souza Gomes -
Educação Bilingue

A educação bilíngue de surdos só se concretizará com eficácia a
partir da produção de novas práticas curriculares que incluam a língua, a
identidade e a cultura surdas, assim como a interculturalidade, a
visualidade e as demais especificidades dos estudantes.
As Escolas Bilíngues de Surdos são específicas e diferenciadas e têm como critério de seleção e interação dos estudantes, não a deficiência, mas a especificidade linguístico cultural que cada um possui.
Essa educação foi uma conquista de muitas lutas que as comunidades surdas tivessem após várias reivindicações para ter seu reconhecimento e direitos linguísticos.
As mudanças relacionadas a implementação da libras como novo componente curricular irá acontecer de forma que contemple a L1, a Libras como primeira Língua e a Língua Portuguesa como L2.
Na educação bilíngue, é necessário prever espaços para aquisição da Libras uma vez que a maioria das crianças surdas não tem acesso a essa língua no ambiente familiar. No espaço escolar, a atividades para aquisição da Libras envolvem interação, conversação, contação de histórias, entre outros.
Cabe agora as escolas que ainda não possui esse tipo de educação, a Educação Bilingue possa fazer adequações no PPP com um currículo bilingue da escola para atender essas demandas voltadas aos estudantes com surdez, demonstrando assim o respeito a Comunidade Surda através da inclusão de Intérpretes e Instrutores de Libras nas escolas.
Essas mudanças poderão acontecer através de parcerias com as Secretaria de educação e da secretaria de Educação Especial, proporcionando formações aos profissionais das Escolas municipais que já atuam com alunos surdos ,para que os mesmos possam compreender o que é a Educação Bilingue de educação de surdos e professores das salas regulares com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos estudantes, qualificar o trabalho docente e dos demais profissionais das unidades escolares.