A visualidade desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da educação inclusiva de surdos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de metodologias eficazes. A utilização de recursos visuais emerge como uma ferramenta indispensável, capaz de transmitir informações e instruções de forma mais direta, envolvente e acessível. Estratégias inovadoras, como a integração de jogos de baralhos, têm o potencial de promover a participação ativa dos alunos surdos em todas as atividades educacionais.
A concepção de um baralho adaptado pode facilitar a compreensão e a prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-a mais acessível e atrativa. Em substituição aos tradicionais números, as cartas passam a apresentar os sinais da Libras e seus respectivos significados em língua portuguesa, proporcionando uma abordagem lúdica aos materiais didáticos inclusivos. Cada carta do baralho exibe um sinal da Libras acompanhado de sua correspondente definição.
Diversas estratégias pedagógicas podem ser empregadas na utilização do "Librário". Uma delas consiste em promover atividades recreativas nas quais os alunos se revezam para representar os sinais enquanto os colegas tentam adivinhar seus significados, em uma dinâmica semelhante ao jogo de mímica. Além disso, é viável empregar o baralho em uma dinâmica de jogo da memória, no qual os participantes viram as cartas na mesa e trabalham na memorização dos sinais apresentados.