Tornando a Educação Inclusiva: O Papel Vital da Visualidade e dos Jogos de Baralho na Aprendizagem de Libras

Tornando a Educação Inclusiva: O Papel Vital da Visualidade e dos Jogos de Baralho na Aprendizagem de Libras

por ADACI ESTEVAM RAMALHO NETO -
Número de respostas: 3

A visualidade desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da educação inclusiva de surdos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de metodologias eficazes. A utilização de recursos visuais emerge como uma ferramenta indispensável, capaz de transmitir informações e instruções de forma mais direta, envolvente e acessível. Estratégias inovadoras, como a integração de jogos de baralhos, têm o potencial de promover a participação ativa dos alunos surdos em todas as atividades educacionais.

A concepção de um baralho adaptado pode facilitar a compreensão e a prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-a mais acessível e atrativa. Em substituição aos tradicionais números, as cartas passam a apresentar os sinais da Libras e seus respectivos significados em língua portuguesa, proporcionando uma abordagem lúdica aos materiais didáticos inclusivos. Cada carta do baralho exibe um sinal da Libras acompanhado de sua correspondente definição.

Diversas estratégias pedagógicas podem ser empregadas na utilização do "Librário". Uma delas consiste em promover atividades recreativas nas quais os alunos se revezam para representar os sinais enquanto os colegas tentam adivinhar seus significados, em uma dinâmica semelhante ao jogo de mímica. Além disso, é viável empregar o baralho em uma dinâmica de jogo da memória, no qual os participantes viram as cartas na mesa e trabalham na memorização dos sinais apresentados.


Em resposta à ADACI ESTEVAM RAMALHO NETO

Re: Tornando a Educação Inclusiva: O Papel Vital da Visualidade e dos Jogos de Baralho na Aprendizagem de Libras

por izaquiel gomes -
Adaci, seu texto está congruente e coeso, parabéns.
Em resposta à ADACI ESTEVAM RAMALHO NETO

Re: Tornando a Educação Inclusiva: O Papel Vital da Visualidade e dos Jogos de Baralho na Aprendizagem de Libras

por Thaiana Ferreira dos Santos -
Concordo com o colega . A educação de estudantes surdos tem que ser voltada para a visualidade. Os jogos , são fundamentais. Cada profissional deve se atentar as características dos surdos , seja em relação ao seu nível linguístico , ou internacional . Durante as aulas, quando a professora cita os jogos, em especial o baralho, jogo da memória, pude perceber o quanto o recurso pode contribuir com o aprendizado dos estudantes . Particularmente tenho a necessidade de trabalhar com a modalidade escrita da língua portuguesa com os surdos joves e adultos , percebo que eles ainda possuem dificuldades em escrever palavras simples. Acredito que as dicas e ensinamentos desta unidade foram de extrema valia para meu trabalho. Por isso, concordo com a questão levantada pelo colega nesta tópico .
Em resposta à Thaiana Ferreira dos Santos

Re: Tornando a Educação Inclusiva: O Papel Vital da Visualidade e dos Jogos de Baralho na Aprendizagem de Libras

por Rosana Aparecida da Silva Mendes -
BOA NOITE, Como visto os estudantes surdos são muito visuais, e trabalhar com a modalidade escrita e jogos busca no estudante a curiosidade, desafios e descontração