Usar jogos de baralho em uma aula de Libras ou Língua de Sinais pode ser uma excelente estratégia para envolver os alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Quanto à adequação do material para os alunos e sua capacidade de despertar interesse e participação, isso dependerá da forma como o jogo de baralho for adaptado e apresentado. É importante considerar o nível de proficiência dos alunos em Libras, suas preferências e interesses individuais, e adaptar o jogo de acordo com suas necessidades específicas.
Além disso, é importante garantir que o jogo seja inclusivo e acessível para todos os alunos, considerando possíveis adaptações para alunos com necessidades especiais ou deficiências auditivas. Isso pode incluir o uso de recursos visuais adicionais, como cartas grandes com ilustrações dos sinais em Libras, ou a presença de intérpretes de Libras para auxiliar na comunicação durante o jogo.
No geral, o jogo de baralho pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino e a prática da Libras ou Língua de Sinais, desde que seja adaptado de forma adequada e inclusiva, levando em consideração as necessidades e os interesses dos alunos.