5. Processamento de Grupo

            O processamento de grupo pode ser definido como as circunstâncias em que, em sessões de grupo, são discutidas ações dos membros que foram úteis ou não e tomadas decisões sobre que ações devem ser mantidas ou mudadas. O propósito do processamento do grupo é clarificar e promover a efetividade dos componentes para juntar esforços no alcance de objetivos comuns.

            Johnson & Johnson (1998), atentando para os resultados de suas pesquisas, destacam que, além do alcance de objetivos, o processamento de grupo contribui para aumentar a motivação, melhorar o relacionamento ente os membros e aumentar o nível de autoestima e de atitudes positivas com relação aos conteúdos tratados pelo grupo.

            Os membros do grupo devem analisar o processo que estão usando para concluir seus trabalhos e melhorá-los continuamente. Um processo é uma sequência de identificação de ações (ou eventos) que ocorrem ao longo do tempo visando atingir um determinado objetivo.

            Processamento de grupo é a reflexão sobre o trabalho do grupo e interação entre os membros para clarificar e melhorar os esforços no alcance das metas do grupo e efetividade nas relações de trabalho por meio de:
a)       Descrição das ações dos membros que foram úteis;
b)      Decisão sobre que aões devem continuar e que ações devem ser mudadas.

Os efeitos do processamento de grupo são:

  • Melhoria contínua da qualidade da atividade do grupo e do trabalho em equipe;
  • Aumento da responsabilidade individual, concentrando a atenção na atuação responsável e hábil de cada membro para  aprender e ajudar os colegas a aprender;
  • Agilidade no processo de aprendizagem para torná-lo mais simples (redução da complexidade);
  • Eliminação das ações não qualificadas e inadequadas.

            Os membros devem estruturar o processamento de grupo por meio de: a) reserva de tempo nas reuniões para  reflexão sobre suas experiências de trabalho com os outros e b) definição de procedimentos que sejam utilizados para discussão da eficácia do grupo.

            O processamento pode ser realizado em diferentes frequências a partir das necessidades percebidas pela célula (por atividade, semanal, quinzenal etc.). Rotineiramente pode-se fazer um processamento mais rápido, mas é necessário que periodicamente realizar uma discussão mais detalhada do processo, a fim de maximizar a aprendizagem das ações.  

            O processamento de grupo pode ser dividido em quatro fases:

  • Feedback: garantia de que  cada aluno do grupo possa dar e receber feedback sobre a eficácia das atividades e do trabalho em equipe;
  • Reflexão: análise e reflexão sobre os feedbacks recebidos.
  • Metas de melhoria: definição de  metas individuais e coletivas para a melhoria do trabalho em equipe.
  • Celebração: Celebração do trabalho árduo e do sucesso alcançado pelo grupo.

            No entanto, realizar o processamento não é uma atividade simples, pois é preciso que o estudante esteja aberto a ouvir o que os colegas têm a dizer sobre ele e a expressar o que achou do desempenho dos outros integrantes de forma responsável e cuidadosa. No início, alguns modelos de processamento podem auxiliar esse momento tão delicado e importante para o alcance dos objetivos propostos pela célula.