1. Interdependência Positiva

             A interdependência positiva ocorre quando alguém percebe que está ligado a outros, de forma que seu sucesso depende da coordenação de esforços entre os membros do grupo para a realização da tarefa. Assim, os membros do grupo, ao saberem que “afundam ou nadam juntos” procuram maximizar seus próprios resultados e dos demais membros do grupo. Grupos cooperativos têm como premissa, portanto, desenvolver a interdependência positiva de forma que os indivíduos possam maximizar seus esforços e os demais membros do grupo. Johnson e Johnson (1998) destacam o fato de que:

Quando membros de um grupo vêm seus esforços como dispensáveis para o sucesso do grupo, eles podem reduzir seus esforços. Quando membros do grupo percebem sua contribuição para o grupo como sendo única, aumentam seus esforços. Quando a interdependência de metas, tarefas, recursos e papéis é claramente entendida, os indivíduos se dão conta que seus esforços são requeridos para o sucesso do grupo e que suas contribuições são únicas. Adicionalmente, a interdependência nas recompensas precisa ser estruturada de forma a assegurar que esforços de um membro do grupo não torne os esforços de outros membros desnecessários. (P.15)

             Dentre os impactos da interdependência positiva indicados por Johnson & Johnson (1998), destaca-se o fato de que, para o aumento da produtividade apenas a interação interpessoal não é suficiente. A interdependência positiva é amplamente requerida. Os autores expressam, ainda, que a interdependência positiva faz mais do que simplesmente motivar os indivíduos para trabalharem muito; ela facilita o desenvolvimento de novos insights e descobertas nos processos grupais.

             No jogo de futebol, um jogador passa a bola e o outro que realiza o gol são positivamente interdependentes. O sucesso de um depende do sucesso do outro. É preciso dois ou mais jogadores para completar o passe. Um jogador não tem sucesso sem o outro. Cada jogador deve apresentar o desempenho competente para assegurar o sucesso. Se um falha, todos falham.

             A disciplina da utilização de grupos cooperativos começa com a estruturação da interdependência positiva. Interdependência Positiva implica na ligação dos estudantes, na qual um não pode ter sucesso a menos que todo o grupo tenha sucesso. Os membros do grupo devem saber que eles “afundam ou nadam juntos”. É a interdependência positiva que requer que os membros do grupo arregacem as mangas e trabalhem juntos para alcançar algo além do sucesso individual. Quando os estudantes entendem claramente a interdependência, eles entendem que:
a)       Os esforços de cada membro do grupo são requeridos e indispensáveis para o sucesso do grupo (não devem existir pessoas “correndo por fora”).
b)      Cada membro do grupo tem uma contribuição única a dar para o esforço comum por causa de seus recursos, tarefas e papéis desempenhados.

Existem três passos para a estruturação da interdependência positiva:
1.       Atribuir ao grupo uma tarefa clara e mensurável. Membros do grupo devem saber que eles são capazes de realizá-la.
2.       Estruturar uma interdependência positiva de meta.
3.       Suplementar a interdependência positiva de meta com outros tipos de interdependência positiva.

Interdependência Positiva de Meta

             Interdependência positiva de meta existe quando uma meta comum é estabelecida e os indivíduos percebem que eles atingem seus objetivos se e apenas se seus colegas de grupo atingem seus objetivos. Os membros sabem que não podem ter sucesso a menos que todos os outros membros do grupo tenham sucesso. Na maioria dos casos, significa que nenhum membro pode atingir individualmente a meta; somente o grupo pode atingir a meta.

             Interdependência positiva é o coração da aprendizagem cooperativa. Sem a interdependência positiva, a cooperação não existe. Estudantes devem acreditar que estão em uma situação de “afundem ou nadem juntos”.

Toda atividade cooperativa começa com a interdependência positiva de meta.

             Indivíduos contribuirão com maior energia e esforço para metas significativas do que para as triviais. Ser responsável pelo sucesso dos outros tanto quanto pelo seu próprio dá aos esforços cooperativos um significado que não é encontrado nas situações competitivas e individualistas. Os esforços de cada membro do grupo contribuem não apenas com seu sucesso pessoal, mas também com o sucesso dos colegas. Quando há um sentido para aquilo que fazem, pessoas ordinárias desenvolvem esforços extraordinários. É a interdependência positiva que dá sentido aos esforços dos membros do grupo.

             Quando estudantes começam a trabalhar cooperativamente, interdependência positiva de meta pode não ser suficiente para assegurar que a cooperação ocorrerá. Você precisa, muitas vezes, suplementar a interdependência positiva de meta com outros tipos de interdependência positiva, como interdependência de celebração/recompensa, de papéis, de recursos ou de identidade.

Interdependência de Tarefas

             A interdependência de tarefa existe quando a divisão do trabalho ou reação em cadeia é criada de forma que as ações de um membro do grupo devem ser completadas para que o próximo membro do grupo complete suas responsabilidades. Dividir uma tarefa em sub-unidades que devem ser desempenhadas em uma ordem definida é um exemplo de interdependência de tarefas. Esse modelo de linha de fábrica existe quando grupos têm a atribuição de fazer um bolo. Cada membro do grupo é responsável por completar um passo da sequência. Um membro junta os ingredientes. O outro membro mede as quantidades exatas. O terceiro membro mistura os ingredientes. O quarto membro assa o bolo. Se os ingredientes não são separados, não podem ser medidos, se eles não são medidos, não podem ser misturados. Se não podem ser misturados, não podem ser assados.

Interdependência de Recursos

             Cooperação é aperfeiçoada quando cada membro de um grupo misto percebe que não tem, pessoalmente, todos os recursos requeridos para atingir a meta e, portanto, deve solicitar e utilizar recursos variados de outros membros para obter sucesso. Você estrutura interdependência de recursos entregando para cada membro do grupo somente uma parte das informações, materiais ou recursos necessários para a realização da tarefa (de forma que os membros têm que combinar seus recursos para atingir suas metas.

Interdependência de Papéis

             Você estrutura interdependência de papéis atribuindo a cada membro papéis complementares e interconectados (como leitor, relator, encorajador de participação etc.) que especifica responsabilidades que o grupo precisa a fim de completar a tarefa conjunta. Em grupos cooperativos, você divide responsabilidades em papéis que ajudam o grupo a:
1.       Formar o grupo e organizá-lo para o trabalho.
2.       Funcionar efetivamente. Ou seja, alcançar os objetivos e manter relacionamentos de trabalho efetivos entre os membros.
3.       Resgatar o que os membros sabem e integrá-lo com o que eles estão aprendendo. 
4.       Fermentar o pensando dos membros para melhorar o raciocínio de alto nível.

Interdependência de celebração/recompensa

             Esforços dos estudantes para aprender e promover o aprendizado dos demais deve ser observado, reconhecido e celebrado. Você estrutura a interdependência de celebração e recompensa por meio de:
1.       Possibilitar aos membros do grupo celebrar seu trabalho árduo e sucesso conjunto.
2.       Dar a cada membro do grupo uma recompensa tangível pelo sucesso por trabalharem juntos em uma tarefa compartilhada.

             Celebrações regulares dos sucessos e esforços do grupo melhoram a qualidade da cooperação. As celebrações destacam para os membros do grupo que:
a) juntos eles atingiram algo além do que qualquer outro membro poderia;
b) Os esforços de cada membro contribuíram para o bem comum (sucesso de cada um e não apenas o seu próprio);
c) cada um dos esforços dos membros é apreciado; e
d) cada membro é respeitado como indivíduo. Quando os membros do grupo reconhecem e respeitam seus esforços, criam um compromisso de longo prazo a alcançar.

Interdependência de Identidade

Interdependência de identidade é estruturada quando o grupo estabelece uma identidade mútua por meio de um nome ou um símbolo de grupo como um lema, bandeira ou música. Professores de línguas podem incentivar que os alunos dêem nomes de poetas aos grupos, professores de ciências podem dar nome de cientistas famosos aos grupos ou professores podem propor grupos de palavras-chave de seu conteúdo. É interessante que haja uma correlação desta identidade com sua proposta.