Inicialmente podemos destacar
os avanços na educação brasileira, principalmente no que se refere a educação
inclusiva. As escolas particulares já recebem muitas crianças com necessidades
especiais e algumas escolas de grande porte ainda garantem mediação escolar
individualizada. Na rede pública percebemos ,adaptações na estrutura das
escolas , rampas, etc... só falta profissionais capacitados para atuar com
esses estudantes.
Em relação aos estudantes
surdos é essencial ensino bilíngue, pois muitos surdos estão evadindo da escola
pela ausência de acessibilidade nas informações. Outros seguem no colégio sem
intérprete de LIBRAS , sem sala de AEE. O que gera desanimo nesses jovens que
acabam abandonando os estudos. Além disso, a
maioria vem de famílias ouvintes , onde o surdo fica a mercê de
comunicação precária através de gestos e mimicas , a família desconhece os direitos
de seus familiares surdos.
As instituições de ensino e
seus colaboradores também são negligentes, pois como sabem que tem um jovem
surdo na escola e não providencia ensino acessível? Como pode ver aluno todo
ano na escola, sem acessibilidade até que chega o momento que o aluno desiste,
porque não tem motivação para estar num lugar que não atende suas
especificidades linguísticas.
Mesmo que esteja na constituição
federal Art. 205, que
“ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família,
será promovida e incentivada
com a colaboração da sociedade, visando ao pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e
sua qualificação para o trabalho.” Isso não acontece em vários lugares,
principalmente no interior, onde tem surdos nos povoados e distritos, que
frequentam a escola por um tempo e desistem, porque não tem acessibilidade.
Eu sou professora bilíngue se
surdos na sede, meus alunos, vem dos povoados e distritos. Alguns pagam
passagem, pois o transporte não aceita carteirinha. Outros moram em municípios vizinhos
na zona rural, precisa de uma demanda maior até chegar a escola na sede. Tudo muito
difícil .
Sendo assim, já é negado o que
garante o artigo 206 que fala sobre
“I - igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola;”
Outra legislação que está em
falta nas escolas estaduais aqui na região é o artigo 208, onde diz
que a educação será efetivada
mediante a garantia de:
“III - atendimento educacional
especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede
regular de ensino;” isso não ocorre em muitos lugares no interior, tenho
contato com mãe de um jovem surdo, que teve que estudar junto para ser a intérprete
do filho na rede estadual do distrito, pois o estado não oferece acessibilidade
em Libras para surdo.
Um sistema falho, onde
recentemente essas escolas receberam troféu da inclusão. O que reforça ainda
mais o faz de conta que é a inclusão e permanência desses sujeitos nas escolas.