Educação bilíngue e Educação Especial

Educação bilíngue e Educação Especial

por Adair Aparecida Neves de Oliveira -
Número de respostas: 2

Postei minha resposta em formato de word, mas lendo alguns comentários dos colegas espero não ter saído do tema ao responder as perguntas da professora. Este é um tema que merece muita atenção, não sei a região de vocês, mas aqui na minha a Ed. Especial acontece na APAE e na maioria das vezes ainda por falta de conhecimento,este lugar e visto como um deposito de pessoas com deficiências, são poucos os trabalho que envolve a sociedade e promova a inclusão.

A Ed. bilíngue, ouso dizer, que é o grito de liberdade da comunidade surda, ela expressa sua cultura e fortalece sua identidade alem de promover o desenvolvimento cognitivo da criança.

 

Em resposta à Adair Aparecida Neves de Oliveira

Re: Educação bilíngue e Educação Especial

por Soniete Ferreira Bastos -
A educação bilíngue é primordial, como já falado o grito da liberdade. Através da comunicação quer seja verbal ou visual é que podemos expressar nossos pensamentos , escolhas , integração e socialização. Se o aluno não é educado dentro da sua própria língua, ou seja da língua materna fica muito difícil compreender outras línguas. Quando o próprio professor não consegue interagir com o aluno e necessita sempre de um intérprete para fazer está ponte a educação perde qualidade porque o intérprete não tem a didática de um professor, ele simplesmente vai transmitir a fala de forma superficial. A Educação Especial ultimamente já vem sendo dividida em diversas categorias porque cada professor deve ter uma formação continuada com ênfase na necessidade do aluno de acordo com a condição e deficiência de cada indivíduo.