Opinião sobre Educação Bilíngue e Educação Especial

Opinião sobre Educação Bilíngue e Educação Especial

por Carla Cristine Tescaro Santos Lino -
Número de respostas: 3

Boa noite a todos!

A respeito desta atividade, era para postar aqui?

*Atividade:

 Sobre Educação Bilíngue e Educação Especial, qual a sua opinião sobre elas?

 

 A educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.

Escola bilíngue, no sentido amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide sua matriz curricular entre dois idiomas. No caso dos surdos, a Libras e a Língua Portuguesa escrita. Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado por uma língua adicional.

educação bilíngue transcende o aprendizado da Língua Portuguesa como um segundo idioma. Ou seja, mais do que o ensino do idioma em si, o foco da educação bilíngue é estimular o raciocínio do aluno surdo em uma segunda língua que é dominante em seu país. Em nosso caso, o Brasil.

Várias pesquisas apresentam que os surdos melhor incluídos socialmente são os que estudam em Escolas Bilíngues, que têm a Libras como sua língua materna, como primeira língua (L1) de convívio e instrução, possibilitando o desenvolvimento da competência em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua (L2) para a compreensão de um mundo letrado: leitura de textos acadêmicos, livros, jornais, revistas, informativos entre outros diversos gêneros textuais.

A experiência do bilinguismo na infância, em idade precoce, pode apresentar impactos positivos no cérebro da criança surda e aumentar capacidades cognitivas ligadas à atenção, memória, raciocínio lógico e criatividade. Uma das questões apresentadas é o aumento do controle inibitório, que é a capacidade de selecionar informações relevantes e bloquear distrações.

Educação Especial corresponde a um campo da Educação que destina as suas atividades no atendimento e educação de indivíduos com deficiência, principalmente quando se trata das escolas regulares ou locais especializados, como por exemplo, ambientes para surdos e cegos.

A inclusão escolar sempre caminhou a passos lentos e não desempenha o papel de suprir todas as necessidades existentes para os sujeitos surdos. Nesse contexto, a educação bilíngue é uma proposta elaborada pelos próprios sujeitos surdos, a fim de atender estas necessidades, e foi efetivada pelo Projeto de Lei nº 4909/20, do Senado Federal, que determina a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua.

 Fico no aguardo de confirmação se a pergunta era para provocar discussões ou se a minha resposta com meu ponto de vista deve ser postado em outro local, por favor.

Agradeço antecipadamente.

Profª Carla Tescaro

Em resposta à Carla Cristine Tescaro Santos Lino

Re: Opinião sobre Educação Bilíngue e Educação Especial

por Nadjane Brandão de Amorim dos Santos -
Creio que demos mais um passo para que a Educação Bilíngue se concretize de fato. Em 2001, quando ingressei na Educação de Surdos, já havia discussões sobre o direito à Educação Bilíngue, mas, muito ainda no campo da teoria. Em 20 anos, avançamos e precisamos continuar assim...avançando.
Em resposta à Carla Cristine Tescaro Santos Lino

Re: Opinião sobre Educação Bilíngue e Educação Especial

por Lidiane Cristina Coelho -
Oii. A verdade era no outro postado de atividades, mas sem problemas.

Muito bem Carla, bom, na educação especial não combina na ambientes para surdos, por causa da outra língua e qualidade aprendizagem.

Parabéns!