Visualidade e Jogos de Baralho na Educação Inclusiva de Surdos

Visualidade e Jogos de Baralho na Educação Inclusiva de Surdos

por EMILLY DE SOUSA MEDEIROS -
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A visualidade desempenha uma função crucial no contexto do processo educacional, sobretudo no que concerne à inclusão de alunos surdos, constituindo-se como um elemento essencial para o desenvolvimento e implementação de metodologias pedagógicas eficazes. A utilização de recursos visuais assume um papel preponderante ao permitir a transmissão de informações e instruções de maneira mais direta, envolvente e acessível. Estratégias inovadoras, como a incorporação de jogos de baralhos, apresentam-se como ferramentas promissoras para fomentar a participação ativa dos estudantes surdos em todas as atividades educativas.

A concepção de um baralho adaptado revela-se como uma abordagem propícia para facilitar a compreensão e a prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo sua acessibilidade e atratividade. Mediante a substituição dos convencionais números por sinais da Libras e seus correspondentes significados em língua portuguesa, as cartas do baralho adquirem uma dimensão lúdica e tornam-se recursos valiosos para o ensino inclusivo. Cada carta do baralho exibe um sinal da Libras acompanhado de sua respectiva definição em língua portuguesa.

Diversas estratégias pedagógicas podem ser empregadas na utilização do "Librário". Uma delas consiste na realização de atividades recreativas nas quais os alunos se alternam na representação dos sinais, enquanto seus colegas tentam decifrar seus significados, em uma dinâmica assemelhada ao jogo de mímica. Adicionalmente, o baralho pode ser empregado em uma dinâmica de jogo da memória, na qual os participantes viram as cartas na mesa e se empenham na memorização dos sinais apresentados.