A questão é que autores ouvintes escreveram sobre o termo silêncio para surdos.
Como os autores vêem as pessoas surdas?
Por que eles colocaram música na história de pessoas surdas?
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Da perspectiva ouvinte o silêncio é sempre associado a uma ausência de fala, por consequência a uma falta de comunicação (Pinheiro. 2019). Dessa forma, para o ouvinte que exterioriza seu pensamento através da comunicação oral o silêncio seria algo aterrorizante, por isso a questão do silêncio seja comumente abordada em obras escritas por ouvintes que visem público surdo.
Quase sempre o surdo é visto do ponto de vista clinico, como alguém que falta algo, simplesmente uma pessoa deficiente. (Gesser. 2021). Um ponto que reforça essa questão aconteceu no congresso de Milão, em 1880, onde a língua de sinais foi considerada inferior à língua falada e por isso o surdo deveria ser oralizado. Apesar de ter acontecido a mais de 100 anos, os impactos dessa decisão perdura até hoje, aumentando ainda mais a visão deturpada que o ouvinte possui sobre o surdo. “Somente em julho de 2010, no 21º Congresso Internacional de Educação de Surdos (sediado em Vancouver, Canadá) houve uma votação formal e todas as oito resoluções do Congresso de Milão foram rejeitadas.” (Cristiano. 2017).
Como falado no primeiro parágrafo, o silêncio é algo que assusta o ouvinte, dessa forma a inserção do tema, musica, em obras seja uma tentativa de amenizar esse desconforto. Podemos perceber que esse tema perpassa obras escritas adentrando em obras áudio visuais, como no filme o som do silêncio de 2019.
Outra possibilidade é que ao inserir a música em suas obras o autor creia que estará deixando a obra mais inclusiva, que ao mostrar que o surdo ao entrar em contato com a música, seu silêncio é quebrado, e assim possa interagir com a sociedade ouvinte de uma maneira completa.
Em ambos os casos o surdo é sempre visto de uma maneira incompleta, como uma pessoa que está isolada da sociedade, perdida em seu mundo silencioso.
Referências:
CRISTIANO, Almir. O Congresso de Milão. 2017. Disponível em: https://www.libras.com.br/congresso-de-milao. Acesso em: 11 dez. 2023.
GESSER, Audrei. LIBRAS?: que língua é essa?. São Paulo: Parábola Editora, 2021. 87 p
PINHEIRO, Marina Lara de Moraes. Sobre silêncios e sua comunicação. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/sobre-silencios-e-sua-comunicacao/. Acesso em: 11 dez. 2023.