Olá tutora e demais colegas de curso!
Respondendo às questões norteadoras desse fórum:
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
De acordo com Ferreira et. al. (2019), as principais metodologias que vigoram na Educação de Surdos destacando-se aquelas que são utilizadas atualmente em várias instituições brasileiras.
ORALISMO: O principal objetivo da metodologia Oralista é desenvolver a fala do surdo, pois para os defensores deste método, a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas. (KALATAI e STREIECHEN, 2012)
COMUNICAÇÃO TOTAL: Na Comunicação Total ocorre a utilização simultânea da linguagem oral e gestual, em- pregando todas as formas possíveis de comunicação, usando a fala, leitura labial, língua oral sinalizada, alfabeto manual, audição residual, entre outros. (KEZIO, 2016)
BILINGUISMO: O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país. Estas duas não devem ser utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. (MOREIRA, 2020)
PEDAGOGIA SURDA: A pedagogia surda é baseada no ensino pedagógico-didático em que no desenvolvimento da educação inclusiva dos discentes surdos. A pedagogia, além de esta no processo de pesquisa, também contribui na construção de uma identidade coletiva no ambiente educacional. (REBOUÇAS, 2019)
2. O que é ser professor bilíngue?
De acordo com Nascimento (2014), dentre as ações descritas no Decreto para que a
educação bilíngue de surdos aconteça em sua plenitude, encontra-se uma figura de extrema importância para a execução desse modelo proposto. O professor bilíngue, descrito e alocado dentro da definição de escola e classes bilíngues, é o profissional que garantirá aos alunos surdos acesso a essas duas línguas propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses dois sistemas semiótico-linguísticos diferentes.
Abraços a tod@s!
Fabiano Ramos Santos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERREIRA, Marcos César Domingos; SACRAMENTO, Bruna da Mota Ferreira Reis; SANTOS, dos, David Wesley Souza Rocha; SILVA, Thaiane Freitas Carvalho. Metodologias Utilizadas na Educação de Surdos no Brasil. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.
KALATAI, Patricia; STREIECHEN, Coautora: Eliziane Manosso. As Principais Metodologias Utilizadas na Educação dos Surdos no Brasil. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.
KEZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, Comunicação Total e Bilinguísmo: Propostas Educacionais e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Surdos. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.
MOREIRA, Paula Pfeifer. Bilinguismo na educação de surdos. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.
NASCIMENTO, Vinícius. Professor Bilíngue de Surdos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: de que formação estamos falando? Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.
REBOUÇAS, Larissa Silva. Pedagogia Surda: Estratégias de Ensino para as Pessoas Surdas na Educação Inclusiva. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.