UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

Número de respostas: 12

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  1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
  2. O que é ser professor bilíngue?
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Soniete Ferreira Bastos -
1- na metodologia busca-se o aprendizado, na língua nativa Libras, numa transferência de cultura e experiências , vivências e adaptação de materiais que visem o conhecimento e desenvolvimento do aluno.
Professor bilíngue é o que usa metologia adequada no desenvolvimento do aluno em sua língua materna , o ajudando de forma holística.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Leticia Pereira dos Santos -
1. As aulas devem ser ministradas em LIBRAS - Português, para que seja respeitado a cultura do aluno, ou seja, que o mesmo tenha acesso a sua língua materna e ao português como sua segunda língua;
2. Profissional que irá transmitir ao aluno surdo acesso a Língua de sinais e a Língua do seu país de origem, através da prática docente.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por FABIANO RAMOS SANTOS -
Olá tutora e demais colegas de curso!
Respondendo às questões norteadoras desse fórum:

1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
De acordo com Ferreira et. al. (2019), as principais metodologias que vigoram na Educação de Surdos destacando-se aquelas que são utilizadas atualmente em várias instituições brasileiras.
ORALISMO: O principal objetivo da metodologia Oralista é desenvolver a fala do surdo, pois para os defensores deste método, a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas. (KALATAI e STREIECHEN, 2012)
COMUNICAÇÃO TOTAL: Na Comunicação Total ocorre a utilização simultânea da linguagem oral e gestual, em- pregando todas as formas possíveis de comunicação, usando a fala, leitura labial, língua oral sinalizada, alfabeto manual, audição residual, entre outros. (KEZIO, 2016)
BILINGUISMO: O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país. Estas duas não devem ser utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. (MOREIRA, 2020)
PEDAGOGIA SURDA: A pedagogia surda é baseada no ensino pedagógico-didático em que no desenvolvimento da educação inclusiva dos discentes surdos. A pedagogia, além de esta no processo de pesquisa, também contribui na construção de uma identidade coletiva no ambiente educacional. (REBOUÇAS, 2019)
2. O que é ser professor bilíngue?
De acordo com Nascimento (2014), dentre as ações descritas no Decreto para que a educação bilíngue de surdos aconteça em sua plenitude, encontra-se uma figura de extrema importância para a execução desse modelo proposto. O professor bilíngue, descrito e alocado dentro da definição de escola e classes bilíngues, é o profissional que garantirá aos alunos surdos acesso a essas duas línguas propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses dois sistemas semiótico-linguísticos diferentes.

Abraços a tod@s!
Fabiano Ramos Santos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERREIRA, Marcos César Domingos; SACRAMENTO, Bruna da Mota Ferreira Reis; SANTOS, dos, David Wesley Souza Rocha; SILVA, Thaiane Freitas Carvalho. Metodologias Utilizadas na Educação de Surdos no Brasil. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.

KALATAI, Patricia; STREIECHEN, Coautora: Eliziane Manosso. As Principais Metodologias Utilizadas na Educação dos Surdos no Brasil. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.

KEZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, Comunicação Total e Bilinguísmo: Propostas Educacionais e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Surdos. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.

MOREIRA, Paula Pfeifer. Bilinguismo na educação de surdos. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.

NASCIMENTO, Vinícius. Professor Bilíngue de Surdos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: de que formação estamos falando? Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.

REBOUÇAS, Larissa Silva. Pedagogia Surda: Estratégias de Ensino para as Pessoas Surdas na Educação Inclusiva. Disponível em . Acesso em 21 de mar. 2022.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por ANA KELI GARRETT MARCON CASTRO -
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
Respondo essa questão de acordo com a realidade do município onde moro e trabalho e posso dizer que os alunos surdos são inseridos nas escolas regulares através da educação inclusiva, tendo como metodologias utilizadas a oralização, a comunicação total e o uso da Libras apenas com acompanhamento do intérprete. O professor regente é ouvinte e há um intérprete em sala de aula para auxiliar o aluno no processo ensino-aprendizagem.

2. O que é ser professor bilíngue?
Professor bilíngue deve ser aquele profissional que vai garantir aos alunos surdos acesso a Libras como L1 e à Língua Portuguesa como L2, propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses dois sistemas linguísticos diferentes. Se não for surdo deve ter o domínio das duas línguas para utilizá-las com fluência em sala de aula, já que o foco das aulas passa a ser não somente a decodificação de informações e sim o aprendizado de forma holística e com foco na comunicação. A educação bilíngue vai ensinar em línguas o que a escola regular ensina apenas em língua portuguesa e ela precisa estar presente no dia a dia por meio de um discurso natural, para que os conhecimentos sejam melhor absorvidos.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Daniele Oliveira Torati -
1) Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
As metodologias utilizadas na educação de surdos, tanto na escola regular quanto na bilingue, podem ser a Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Sociointeracionista, Freiriana, Pikler, dependendo do modelo que a escola segue em sua filosofia. Sobre a surdez especificamente, é necessário unir os métodos de ensino com a pedagogia surda, a qual se pauta na pedagogia ministrada por professores surdos e ao bilinguismo, que se pauta na proposta de apresentação de conteúdos na L1 e L2.

2) O que é ser professor bilíngue?
Ser professor bilingue é possibilitar aos alunos surdos a aprendizagem diretamente pela Libras como L1 em todos os conteúdos repassados por este professor. Isto apenas pode acontecer de verdade através de professores fluentes em Libras ministrando suas aulas diretamente aos seus alunos, sem interlocutores, no caso intérpretes, incentivando o contato em Libras entre alunos e seus pares. É também no contato com professores surdos adultos como parceiros de trabalho e troca sobre o real contato com o mundo surdo e compartilhamento de conteúdos através da sua primeira língua efetivamente. Apenas assim é possível que a Libras circule como primeira língua não apenas em conteúdos escolares, mas em avisos e outros meios de comunicação com estes alunos. Também é estar inserido na cultura surda e dando a real importância em disciplinas voltadas a cultura e identidade surda para os alunos terem embasamento do seu lugar na sociedade.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por JANAINA HELENA MOTA -
Na cidade de São Paulo. Segundoa a legislação DECRETO Nº 57.379, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016
Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Art. 13. A oferta da Educação Bilíngue nas unidades educacionais deverá, de acordo com a necessidade dos educandos e das educandas, contar com o apoio dos seguintes profissionais:
I - para as EMEBSs, instrutor de Libras, preferencialmente surdo, e guia-intérprete de Libras/língua portuguesa;
II - para as Unidades Polo de Educação Bilíngue e as escolas comuns, instrutor de Libras, preferencialmente surdo, intérprete de Libras/língua portuguesa e guia-intérprete de Libras/língua portuguesa.
E na Regulamenta o Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016, que Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Art. 52 - São atribuições dos Instrutores de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Libras /Língua Portuguesa, respectivamente:
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por JANAINA HELENA MOTA -
A Metodologia ativa de aprendizagem consiste em uma forma de ensino no qual os alunos são estimulados a participar do processo de forma mais direta. De certa forma, a Metodologia ativa quebra com abordagens tradicionais daquilo que consideramos educar. Seu objetivo é estimular o aluno a sair do estado de estagnação durante a aula. É VER, PENSAR E AGIR. É O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA APRENDIAZAGEM.
Conforme mencionado pelos autores já expostos até o momento: Bacich &
Moran 2018, e Silva, Bieging & Busarello, 2017; os mesmos dão diferentes
ênfases a respeito do que é o ponto central deste método. Os primeiros autores
destacam que a aprendizagem ativa, tem o foco em conduzir o educando para
uma aprendizagem por meio da experiência impulsora do desenvolvimento da
autonomia. Já por outro lado, os segundos autores, acreditam que esta
metodologia deve focar a priori na simulação de situações problemas na aula. Não
é exagero afirmar que os autores também ressaltam pontos distintos sobre a
serventia do método ativo. Bacich & Moran confessam que o método ativo serve
para proporcionar autonomia e protagonismo aos alunos. Nesse sentido Silva,
Bieging & Busarello; o método te a serventia principal de levar o aprendiz a
pensar e causar interação do educando com os professores e alunos. “Na
aprendizagem ativa o foco está no aluno, na assimilação ativa do conhecimento
por meio de situações que o levem a pensar, refletir, investigar, comparar e
colocar em prática o que aprendeu" (Silva, Bieging & Busarello, 2017, p.98).
FONTE:http://scielo.iics.una.py/pdf/riics/v17n1/2226-4000-riics-17-01-24.pdf
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Christiane Pereira Costa -
Bom dia, Nobres Colegas, Tutores e Professores!

Respondendo as questões propostas:
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
As aulas devem ser ministradas em LIBRAS, respeitando as culturas regionais e culturais de cada indivíduo. Todos devem promover a inclusão para que de fato o ensino-aprendizagem ocorra. Outras formas que podemos trabalhar são: oralismo, bilinguismo, comunicação total e a pedagogia surda.

2. O que é ser professor bilíngue?
O professor bilíngue é aquele que sabe se comunicar em no mínimo duas línguas sem esforço nenhum, levando e permitindo que o aluno ao acesso as informações. Estimulado e produzindo seus próprios conhecimentos através da construção do saber e do aprendizado!
Abraços,
Christiane.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Christiane Pereira Costa -
Bom dia, Nobres Colegas, Tutores e Professores!

Respondendo as questões propostas:
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
As aulas devem ser ministradas em LIBRAS, respeitando as culturas regionais e culturais de cada indivíduo. Todos devem promover a inclusão para que de fato o ensino-aprendizagem ocorra. Outras formas que podemos trabalhar são: oralismo, bilinguismo, comunicação total e a pedagogia surda.

2. O que é ser professor bilíngue?
O professor bilíngue é aquele que sabe se comunicar em no mínimo duas línguas sem esforço nenhum, levando e permitindo que o aluno ao acesso as informações. Estimulado e produzindo seus próprios conhecimentos através da construção do saber e do aprendizado!
Abraços,
Christiane.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Carla Cristine Tescaro Santos Lino -
Bom dia a todos!
Já fiz a postagem da atividade aqui, e não a encontro mais. O que ocorreu com a minha atividade postada, por favor? Tirei print de todas que eu já encaminhei na plataforma, sempre antes da data final de cada uma, durante o curso, e posso postá-las aqui para conferência. Fico no aguardo de suas informações.
Atenciosamente.
Profª Carla Tescaro
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Jeovane Soares Rodrigues -
Toda Metolodologia é buscar estratégias para alcançar e consolidar o aprendizado. Na sala de aula regular e bilingue a melhor metodologia é aquela que se enquadra com o perfil dos alunos. Eu sempre faço uso das metodologia da sala invertida.
Como professor e surdo, é o profissional que ensina sob o foco da L1 como LIBRAS e todos os aportes(cultural, social e pedadogico) para o aprendizado mais natural.