UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

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  1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
  2. O que é ser professor bilíngue?
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por REGIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA -
A vídeo aula está indisponível, portanto fiz de acordo com o artigo e slides disponibilizados como materiais de consulta .
Bom há os seguintes metodos de ensino :Tradicional, construtivista, montessoriano , pikler , Waldorf, sociointeracionista, freiriana.
Mas é importante que a escola escolha seu plano e estratégias para desenvolve-lo. E a escola deve seguir metodologias ativas, que estimulem o crítico, que o aluno seja o protagonista , modelos que de uma forma global e integral sejam sujeito. Há variados caminhos e o desafio do professor é proporcionar ao aluno que ele aprenda ativamente com situações problemas , desafios, jogos , atividades e leituras , ora individual ,ora coletivo . Propor vivências e que o aluno tenha discurso .
Diante disto, o aluno surdo também deve ser o sujeito e protagonista, deve aprender ativamente na sua individualidade. Importante mencionar que a Libras não garante este ensino. E sim um conjunto de estratégias dentro de currículo para o surdo para nortear este caminho com obejivos e avaliação adequadas . Saber se este aluno é ou não fluente na libras , é sinalizante. Qual a identidade surda deste aluno. Refletir sobre a cultura surda, literatura surda, valores visuais.
O professor bilíngue é o profissional que garantirá aos alunos surdos acesso a essas as duas línguas port. E libras . Que seja fluente e transite na língua fonte e alvo com metodologias adequadas para a formação integral do indivíduo surdo.
Em resposta à REGIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA

Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Alice Coutinho Pereira -
Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos
Por: Alice Coutinho Pereira
As metodologias usadas são Tradicional, Construtivista, Montessoriano, Pikler, Waldorf, Socienteracionista, Freriana, Oralismo,Comunicação Total, Biliguismo e Pedagogia surda.
Professor Bilíngue garantirá aos alunos surdos acesso as duas línguas propiciando através de sua prática docente, estratégias,recursos, desenvolvimento de habilidades linguístico - discursivas para ensino aprendizagem dos alunos surdos. Deve também adaptar o currículo escolar na perspectiva visuo espacial garantindo acesso dos conteúdos escolares ´por todos e usar a língua de sinais pois esta é o instrumento de comunicação dos educandos com surdez.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Carla Cristine Tescaro Santos Lino -
Boa tarde a todos!
A respeito da reflexão solicitada:
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?

As diretrizes do Decreto nº 5626/05 propõe uma educação exclusiva ao estudante surdo brasileiro com uma proposta bilíngue para o ensino específico da Libras e da língua portuguesa na modalidade escrita, além de formação de profissionais bilíngues para atuarem no contexto de surdos. Para as comunidades surdas foi um grande avanço ao considerarem anos de reivindicações para o direito linguístico, demonstrado anteriormente na historicidade do ‘povo surdo’.
As discussões sobre a legitimidade da língua de sinais iniciaram em 1996 (BRASIL, 1996) na Câmara Técnica O Surdo e a Língua de Sinais, viabilizada pela Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), ligada à Secretaria dos Direitos da Cidadania do Ministério da Justiça, incluindo a Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo (FENEIS), com considerações das comunidades surdas e pessoas ligadas às pesquisas e representantes da área da surdez/Libras, para discutirem sobre o Projeto de Lei nº 131/96 sobre o reconhecimento da Libras, formação de profissionais para atenderem pessoas surdas, tradutores e intérpretes de Libras e a inclusão da língua de sinais nos currículos escolares, que já estava no Senado Federal para autorização, cuja Lei nº 10436/02 foi sancionada após seis anos de análises.
O Decreto nº 5626/05 assegura o Atendimento Educacional Especializado a estudantes surdos, porém, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante para o progresso educacional destes estudantes, que ocorra na “[...] modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais” (BRASIL, 2008, p. 11) e não seriam essas as necessidades dos surdos, já que não há orientações norteadoras como esse processo na linguagem oral deveria ocorrer. Não havendo informações necessárias sobre os conhecimentos necessários na formação de professores para atuarem nessa área ou sobre a língua, de que maneira assegurar a aprendizagem de crianças surdas?
Nos materiais: “O que é metodologia de ensino” e “Metodologias ativas e PDI para estudantes com transtornos e surdez”, me remete ao ensino bilíngue (português e Libras) e à Pedagogia Surda, em o ensino é pensado e elaborado para o aluno surdo e não adaptado de recursos e estratégias utilizados com estudantes ouvintes. Contemplam, portanto, recursos visuais, que deveriam ser contemplados no currículo de escolas regulares além da presença do profissional intérprete de Libras em sala de aula, e do professor bilíngue em escolas bilíngues de surdos, o uso de tecnologias e práticas exitosas para a pedagogia surda, de maneira que os planejamentos e elaboração de aula sejam adequadas às reais necessidades de cada estudante surdo e considerados: a) conhecimento técnico de informática e tutoriais; condições tecnológicas para acompanhamento das aulas; c) nivelamento linguístico e cultural; e d) acessibilidade comunicacional dos estudantes surdos, com a finalidade de promover a aprendizagem com conteúdo intercultural pela instrução em Libras e língua portuguesa, por meio de avaliações somativas, formativas e diagnósticas, já que os livros didáticos são escritos para estudantes ouvintes e não surdos.

2. O que é ser professor bilíngue?


Para que tenhamos um trabalho bilíngue com qualidade, é necessário que o professor tenha tido em sua formação acadêmica, conhecimentos para dominar os métodos de ensino, procedimentos, técnicas e recursos, verificando-os continuamente para atingir os objetivos próprios e de seus alunos surdos, de modo que possam apresentar autonomia sobre o próprio aprendizado ou seja, que apresentem proficiência linguística da Libras e da língua portuguesa escrita para elaborarem materiais e recursos didáticos bilíngues e não adaptados do que já existe para alunos ouvintes. Os instrumentos de avaliação dos estudantes surdos devem manter o foco na verificação da apropriação conceitual e do conteúdo abordado pelo estudante surdo e não na forma escrita. “Dessa forma, provas na língua de sinais gravadas em vídeo configuram uma forma de avaliação bastante apropriada. (BRASIL, 2014, p.14)”, que é estabelecido no formato bilíngue para alunos surdos.
Um abraço a todos!
Profª Carla Tescaro
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Adriana Aparecida Mafra Silva -
Boa noite!

As metodologias usadas na Educação de Surdos em escolas regulares são diversas, entre elas o ensino tradicional, construtivista, montessoriana, sociointeracionista, freiriana, entre muitas outras metodologias existentes, que não estão voltadas para uma pedagogia visual e bilíngue. Nas escolas bilíngues os alunos surdos aprendem em sua primeira língua, a Libras é a língua de instrução e de comunicação, aprendem também a segunda língua, a Língua Portuguesa na modalidade escrita, dentro de um currículo bilíngue que prioriza a cultura, a identidade do sujeito surdo, garantindo seu pleno desenvolvimento.
Ser professor bilíngue é desenvolver um trabalho integrado ao instrutor ou professor surdo, mediando a aprendizagem dos sujeitos surdos, de maneira que o professor bilíngue desenvolva as aulas das disciplinas do currículo, promovendo a descoberta, a curiosidade e o aprendizado, para tanto se faz necessário que o professor bilíngue seja fluente na Língua de Sinais.

Abraços
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por FABIANO RAMOS SANTOS -
Olá tutora e demais colegas de curso!
Respondendo às questões norteadoras desse fórum:

1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
De acordo com Ferreira et. al. (2019), as principais metodologias que vigoram na Educação de Surdos destacando-se aquelas que são utilizadas atualmente em várias instituições brasileiras.
  • ORALISMO: O principal objetivo da metodologia Oralista é desenvolver a fala do surdo, pois para os defensores deste método, a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas. (KALATAI e STREIECHEN, 2012)
  • COMUNICAÇÃO TOTAL: Na Comunicação Total ocorre a utilização simultânea da linguagem oral e gestual, em- pregando todas as formas possíveis de comunicação, usando a fala, leitura labial, língua oral sinalizada, alfabeto manual, audição residual, entre outros. (KEZIO, 2016)
  • BILINGUISMO: O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país. Estas duas não devem ser utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. (MOREIRA, 2020)
  • PEDAGOGIA SURDA: A pedagogia surda é baseada no ensino pedagógico-didático em que no desenvolvimento da educação inclusiva dos discentes surdos. A pedagogia, além de esta no processo de pesquisa, também contribui na construção de uma identidade coletiva no ambiente educacional. (REBOUÇAS, 2019)
2. O que é ser professor bilíngue?
De acordo com Nascimento (2014), dentre as ações descritas no Decreto para que a educação bilíngue de surdos aconteça em sua plenitude, encontra-se uma figura de extrema importância para a execução desse modelo proposto. O professor bilíngue, descrito e alocado dentro da definição de escola e classes bilíngues, é o profissional que garantirá aos alunos surdos acesso a essas duas línguas propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses dois sistemas semiótico-linguísticos diferentes.

Abraços a tod@s!
Fabiano Ramos Santos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERREIRA, Marcos César Domingos; SACRAMENTO, Bruna da Mota Ferreira Reis; SANTOS, dos, David Wesley Souza Rocha; SILVA, Thaiane Freitas Carvalho. Metodologias Utilizadas na Educação de Surdos no Brasil. Disponível em <https://editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID1887_23082019235854.pdf>. Acesso em 21 de mar. 2022.

KALATAI, Patricia; STREIECHEN, Coautora: Eliziane Manosso. As Principais Metodologias Utilizadas na Educação dos Surdos no Brasil. Disponível em <https://anais.unicentro.br/seped/pdf/iiiv3n1/120.pdf>. Acesso em 21 de mar. 2022.

KEZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, Comunicação Total e Bilinguísmo: Propostas Educacionais e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Surdos. Disponível em <https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53115/1/2016_art_gflkesio2.pdf>. Acesso em 21 de mar. 2022.

MOREIRA, Paula Pfeifer. Bilinguismo na educação de surdos. Disponível em <https://cronicasdasurdez.com/bilinguismo-educacao-surdos/>. Acesso em 21 de mar. 2022.

NASCIMENTO, Vinícius. Professor Bilíngue de Surdos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: de que formação estamos falando? Disponível em <https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=370#:~:text=O%20professor%20bil%C3%ADngue%2C%20descrito%20e,aut%C3%B4nomo%20dos%20alunos%20por%20esses>. Acesso em 21 de mar. 2022.

REBOUÇAS, Larissa Silva. Pedagogia Surda: Estratégias de Ensino para as Pessoas Surdas na Educação Inclusiva. Disponível em <https://www3.ufrb.edu.br/eventos/iieplis/wp-content/uploads/sites/38/2020/03/3-PEDAGOGIA-SURDA-ESTRAT%C3%89GIAS.pdf>. Acesso em 21 de mar. 2022.

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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por JANAINA HELENA MOTA -
A identidade Surda, que tem em sua fala “fui visitar uma creche aonde tinha na sala vários bebes ouvintes e um bebe surdo, aonde a professora não sinalizava, não tinha dialogo em Libras e a professora não era fluente, mas ela sábio o básico, como o bebe surdo vai se desenvolver. “
Esta fala representa a visão da concepção teórica conhecida com Bilinguismo , defendida por PICKERSGILL e SLOMSKY, que define o bilinguismo, a escola Bilingue para surdos como uma abordagem educacional que tem por base a língua de instrução da criança Surda deve ser a Língua de Sinais e a Língua da Comunidade ouvinte deve ser usada como segunda Língua. Ambas devem e precisam ser consideradas e desenvolver competências nas duas línguas.
Escola bilíngues para Surdos e as Escolas polos de Libras.
Pois a bebe/criança surda necessita ser exposta a Língua Brasileira de Sinais o mais cedo possível, possibilitando sua interação com o mundo, pois diferente da criança ouvinte que tem acesso ao mundo através da audição, a criança surda se comunicará por essa língua visuo-espacial.
Para que as aquisições de língua/linguagem não sejam prejudicadas, lembrando-se que a grande maioria das crianças surdas são filhas de pais ouvintes e chegam à escola sem língua, devemos nos preocupar com, como ela terá acesso a LIBRAS, sendo que preferencialmente o professor deverá ser surdo, pois ele terá a língua de sinais como língua nativa conseguindo transmitir às crianças surdas sua cultura, possibilitando-lhes uma auto imagem positiva , assim como sua interação com outras pessoas surdas e ouvintes.

E para finalizar toda está discussão termino com a frase: “ Adultos fluentes em Língua de Sinais quando interagem com crianças surdas ajustam a sinalização para se adequar as suas necessidades, muitas vezes, suprimindo alguma das características fonético-fonológicas ou atenuando algum movimento para torná-lo mais simples – sinais mais lentos, com uso exagerado do espaço e com mais repetições (MASATAKA, 2003; HARRIS, 1995; MORGAN, 2007).
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-professor-ouvinte-bilingue-na-educacao-surdos.htm
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Luciane Selski Portela David -
A Educação de Surdos nas escolas regulares utilizam as diferentes metodologias elencadas na vídeo aula: tradicional, construtivista, montessoriana, pikler, Waldorf, sociointeracionista, freiriana, dependendo da escolha do professor, do conteúdo das disciplinas e filosofia das Instituições. Atualmente, com a visibilidade do ensino inclusivo, alguns profissionais estão utilizando a pedagogia visual como metodologia auxiliar no ensino regular, bem como a utilização de recursos midiáticos e tecnologias assistivas para complementar as metodologias mais expositivas. Já nas Escolas Bilíngues, como o próprio nome diz, o Bilinguismo e a Pedagogia Visual são as mais utilizadas, respeitando as diferenças identitárias de cada educando. Porém, as outras metodolgias acima citadas quando bem utilizadas, com objetivo do conteúdo a ser trabalhado, definido, são excelentes formas de atingir todos os alunos, pois cada um tem sua particularidade e aprendem de diferentes formas. Quanto mais diversificado for o trabalho, maior a quantidade de alunos conseguiremos atingir.
Assim, para ser professor bilíngue, além de ser fluente nas duas línguas: Libras e Língua Portuguesa, precisa conhecer seus alunos e as diferentes metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem, pois para as diferentes disciplinas e conteúdos, existem inúmeras possibilidades que auxiliarão na compreensão e participação ativa dos alunos surdos. É nesta interação professor-aluno que se dará o verdadeiro aprendizado, indo além da sala de aula, chegando na sua casa, na comunidade, entre seus pares.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por VANESSA RODRIGUES DA ROCHA MOTA -
O pressuposto da Educação de surdos na escola regular bilingue é oferecer a criança um forma de se comunicar de maneira natural.
O professor bilingue é aquele que atente às especificidades limguisticas doa estudantes surdos.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Nadjane Brandão de Amorim dos Santos -
Dentre as metodologias usadas nas escolas, ainda, percebo que a Pedagogia Tradicional impera nas instituições de ensino. Estudo Bilinguismo desde 2000 e, cada dia, busco implementar essa metodologia na Educação de Surdos, embora, o que tenha visto é muitas escolas ter o título de bilíngue, quando, na realidade, os profissionais dela, inclusive professores não são bilíngues. Ser professor bilíngue é ser competente nas duas línguas de instrução do processo ensino-aprendizagem. E mais, é entender da cultura do outro para que possa viabilizar a aprendizagem pelo respeito à diferença.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Edicléia Fátima Miranda Damski -
Pertinente sua colocação @Nadjane realmente é isso que ocorre em algumas escolas bilíngues. Muito se fala de profissionais formados e na realidade é bem ao contrário, observo em muitos momentos que os alunos perdem muito com isto em sala de aula prejudicando o seu desempenho acadêmico.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Fernanda Barreiros Lapa Louza Argolo -
Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
As metodologias utilizadas na educação de surdos na escola regular são : O Tradicional, o Construtivista, o Montessoriano,. Waldorf, sociointeracionista, freiriana, o Pikler, temos também o Oralismo, comunicação total, Pedagogia surda e o Bilinguismo. Porém acredito que o ensino tradicional ainda é o mais utilizado. O professor dentro de sua sala deve escolher qual melhor metodologia para ensinar seus alunos favorecendo assim seu aprendizado.

O que é ser professor bilíngue?
Professor bilíngue é quem norteará os alunos surdos em seu conhecimento, sendo através da libras ou do português escrito. Ele deve garantir acesso aos conteúdos através da Libras, assegurando o aprendizado do sujeito surdo em sua língua.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Maria de Jesus Oliveira Corrêa -
Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue? O CNE determinam que escolas bilíngues precisam seguir parâmetros nacionais, como carga horária, formação de professores , etc.
As escolas devem oferecer no horário normal de aulas, um trabalho didático pedagógico que inclua o ensino paralelo das duas línguas, e em contra turno, tempo de instrução na segunda língua.

O que é ser professor bilíngue?
O professor bilíngue, não só necessita dominar bem as duas línguas, precisa interiorizar a cultura surda e trabalhar dentro do conrtexto da cultura surda, assim vai garantir aos alunos surdos acesso a essas duas línguas , e o efetivo desenvolvimento de habilidades de linguagens e aquisição de conhecimento em todas as áreas necessárias.


grata Maria de Jesus
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Leticia Pereira dos Santos -
As metodologias apresentadas são Tradicional, Construtivista, Montessoriano, Pikler, Waldorf, Sociointeracionista, Freiriana, Oralismo,Comunicação Total, Bilinguismo e Pedagogia surda. No entanto, no caso do aluno Surdo de acordo com os materiais apresentados durante o curso, a metodologia seria o Bilinguismo, para que o mesmo tenha sua identidade surda valorizada e acesso ao Português.
Professor bilíngue que tenha o conhecimento/domínio da LIBRAS e o português, proporcione através de estratégias e/ou metodologia o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do aluno.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Adair Aparecida Neves de Oliveira -
Como já citado pelos colegas, as metodologias utilizadas na Educação de Surdos em escolas regulares são diversas, ensino tradicional, construtivista, freiriana entre outras tantas. É necessário que as escolas adotem uma metodologia que atende as necessidades do seu público, voltada para a forma visual de comunicação com métodos adequados ao ensino aprendizado dos alunos surdos, desta forma acreditasse que dentro das escolas bilíngue utilizem a metodologia ativa, onde o aluno é o protagonista e o professor o mediador do conhecimento e o estudante participa da construção o saber.
O Professor bilíngue é aquele que garantirá aos alunos surdos acesso a língua materna (libras) e a segunda língua oficial do país (português), este deve estar atento as diferenças, além de estar observando as várias identidades surdas e levando em conta a interação de fatores individuais e sociais, ou seja, buscando a melhor forma de motivar os alunos durante seu aprendizado
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Vilma de Jesus da Conceição -
Posso falar a partir das escolas que conheço. Uso de Metodologia tradicional. Na escola regular os alunos surdos estão inseridos dentro da educação inclusiva, sendo as abordagens mais utilizadas: oralização e comunicação total. Algumas se denominam bilíngues apenas por ter um profissional intérprete de Libras em sala de aula, mas sabemos que isso não caracteriza uma educação bilíngue (almejada pela comunidade surda).
O professor bilíngue é aquele que tem o domínio das duas línguas, Libras e Língua Portuguesa. Utiliza a Libras com fluência na regência de sua aula. Está inserido na comunidade surda, conhecendo sua história e cultura.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Thiago Massahide Nakahata -

Assistir dois vídeos em Libras:

1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?

Resposta: 

 

2. O que é ser professor bilíngue?

Resposta: 

Em resposta à Thiago Massahide Nakahata

Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Sinval Fernandes de Sousa -
Bom dia.

Respondendo as questõs do fórum.
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
A educação inclusiva é uma forma de ensino que propõe igualdade nas possibilidades de escolarização, assim, formando cidadãos opinativos na sociedade. Nesse contexto, o objetivo da educação inclusiva é formar um ambiente único de aprendizagem para qualquer indivíduo independente de suas particularidades físicas ou mentais seja no ensino fundamental, médio ou até no ensino superior. Nessa conjuntura, quando a diversidade é incluída no ambiente escolar, significa reconhecer que existem indivíduos com características anatômicas diferentes, histórias de vida e capacidades físicas e intelectuais com grau e níveis diferentes de aprendizagem. Nesse viés, as metodologias de ensino realizadas em parceria do professor, intérprete e aluno para serem mais efetivas tanto na questão visual quanto na abordagem dos temas, coisa quem nem sempre é realizada. Dessa forma a educação inclusiva realizadas no ambiente escolar não traz consigo no mesmo espaço condições para o processo de aprendizagem de todas as pessoas, independente das limitações e particularidades. Percebe se que os alunos surdos têm sua oportunidade de aprender, interagir e experimentar a vida em comunidade escolar limitada, pois sua língua – Libras não é inclusa em todo ambiente escolar, como por exemplo, os avisos não são em língua de sinais e também a falta de conhecimento da Libras pelos ouvintes, formam um ambiente segregado.
Contudo, as escolas bilíngues para surdos fomentam de todos os pilares necessários na formação de um cidadão surdo, pois em todo ambiente escolar temos profissionais detentores da Libras como língua e além desse contexto o conhecimento da cultura surda. Nesse ambiente escolar temos um professor detentor da Libras e de conhecimento sobre a cultura surda, assim, tornam as metodologias de ensino mais eficientes para total desenvolvimento do discente.
2. O que é ser professor bilíngue?
O professor bilíngue em português e Libras é aquele profissional que conhece as duas línguas e com isso as culturas envolvidas nelas, ou seja, é um profissional que garante o acesso dos alunos surdos as duas línguas tornando-os capazes de transitar sobre as mesmas de forma autônoma.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Adriana Caetano Marques de Souza -
Vou falar do que venho vivenciado na rede regular de ensino desde 2013, sempre observei que independente da metodologia usada em sala de aula seja ela sociointeracionista ou tradicional, elas na grande maioria das vezes não atendiam e não atendem as reais necessiades dos alunos surdos. O aluno incluso como é a minoria na sala de aula (um aluno), o professor acha que não há necessidade de preocupar-se com metodologia ou estratégias diferenciadas para que seu aluno surdo aprenda. As atividades não são visuais, não partem do conhecimento prévio do aluno, ele não participa na construção de seu conhecimento, não é protagonista, enfim, não é nem um pouco parecida com a que assistimos no vídeo com a professora.
Sem contar que ensinar LIBRAS para uma criança surda em contra turno da escola, uma vez por semana, por quarenta ou cinquenta minutos, é inviável, e isso dificulta ainda mais o aprendizado desse aluno em sala de aula regular.
Com relação as escolas bilíngues não posso opinar.

O professor bilíngue é aquele que sabe com fluência a LIBRAS, e que garanta que o aluno surdo seja respeitado, bem como sua comunidade, sua identidade, as lutas de décadas dos surdos e suas conquistas até hoje. Esse professor deve facilitar a aprendizagem do aluno surdo, utilizando metodologias mais visuais, experienciais, que esse aluno posso participar da construção de seu conhecimento, sendo autor de sua própria história e acima de tudo utilizando a LIBRAS como L1 e o Português escrito como L2.
O professor bilíngue nunca pode se acomodar com o conhecimento que venha adquirir com o passar do tempo, e sim deve estar em constante buscar de melhores estrátégias e atividades para seus alunos surdos.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Fabiana Rodrigues -
Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
Deveria ser uma metodologia defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos desde a educação infantil. O objetivo é debater abordagens para a educação de deficientes auditivos e as estratégias para melhorar as metodologias de ensino.
O que é ser professor bilíngue?
A abordagem educacional por meio do bilingüismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por ERICK LEANDRO DA SILVA -
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
R-> De forma resumida, podemos identificar uma metodologia mista, porém com uma base da metodologia tradicional que permanece intrínseca devido a um processo histórico vivenciado pela sociedade brasileira... principalmente na escola regular, onde é usado estratégias do âmbito da educação inclusiva, as quais buscam garantir a acessibilidade e a equidade do aluno surdo. Na escola bilingues, é notória a necessidade de ter como base uma metodologia surda, a qual vai se adequar a questões particulares que pertencem a educação de surdos... com estratégias visuais de aprendizagem.

2. O que é ser professor bilíngue?
R-> É um profissional que está apto a proporcionar ao aluno um aprendizado efetivo, ele tem que se ADAPTAR aos diferentes perfis dos alunos... pois a turma é de fato heterogeneia, isso que são diversas culturas, variações linguísticas e ate diversas línguas que interagem no mesmo espaço. E o professor tem a responsabilidade de permear nesses diversos espaços que se complementam dentro da sala de aula.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por ANA KELI GARRETT MARCON CASTRO -
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
Respondo essa questão de acordo com a realidade do município onde moro e trabalho e posso dizer que os alunos surdos são inseridos nas escolas regulares através da educação inclusiva, tendo como metodologias utilizadas a oralização, a comunicação total e o uso da Libras apenas com acompanhamento do intérprete. O professor regente é ouvinte e há um intérprete em sala de aula para auxiliar o aluno no processo ensino-aprendizagem.

2. O que é ser professor bilíngue?
Professor bilíngue deve ser aquele profissional que vai garantir aos alunos surdos acesso a Libras como L1 e à Língua Portuguesa como L2, propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses dois sistemas linguísticos diferentes. Se não for surdo deve ter o domínio das duas línguas para utilizá-las com fluência em sala de aula, já que o foco das aulas passa a ser não somente a decodificação de informações e sim o aprendizado de forma holística e com foco na comunicação. A educação bilíngue vai ensinar em línguas o que a escola regular ensina apenas em língua portuguesa e ela precisa estar presente no dia a dia por meio de um discurso natural, para que os conhecimentos sejam melhor absorvidos.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Aminadabe Ferreira Pelegrin -
A metodologia usada é Libras( a língua de sinais) e a língua oficial português .Para os bilinguistas, os surdos não precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo assumir a surdez ( GOLDFEKD,1997).
Várias metodologias viraram na educação dos surdos com destaque para as que são utilizadas atualmente em várias instituições brasileira como: oralismo, comunicação total, bilinguismo, pedagogia surda ( requer a presença do professor surdo em salas regulares de ensino, também defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos desde a Ed. Infantil).
Este método da ênfase à educação na diferença por meio da mediação intercultural e respeita a identidade do surdo ( PERLIN, 2006).
Professor Bilíngue é aquele que consegue não apenas ensinar o idioma, mas participar de treinamentos no segundo idioma, ler livros, traduzir, etc.
Referência
GOLDFEKD, M. A criança surda: Linguagem e Cognição numa perspectiva sócio interacionista, São Paulo: 2° edição, Pexus,1997.
PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto, STROBEL, Karin. Fundamentos da Educação de surdos. Florianópolis: UFSC,2006.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por FLORIETE ASSUNÇÃO RIBEIRO -

A metodologia que deve ser utilizada na educação de Surdos, precisa considerar a especificidade do aluno surdo, de forma que valorize sua experiência visual, sua língua e sua cultura.
Campos (2018), enfatiza que apenas garantir de formação de professores proficientes em Libras, não é a solução para a educação de surdos. A autora defende que esse processo envolve também o reconhecimento dos aspectos didáticos e metodológicos que contemplem as particularidades do sujeito surdo, considerando não apenas a sua língua, mas inclusive a sua cultura, diferenciando das aulas preparadas para o público ouvinte.
Dessa forma, fica evidente no documento a legalidade de uma política linguística, a qual traz a possibilidade de reconhecimento da Libras e a sua oferta no contexto educacional. No entanto, conforme MEC/SECADI (2014), essa educação distingue-se por apresentar uma perspectiva bilíngue, à medida que reconhece a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua dos sujeitos surdos, direcionando e legitimando esse status no âmbito educacional.
Sendo assim, “as instituições educacionais devem oferecer o ensino da Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, contar com professores regentes que conheçam a situação bilíngue dos estudantes Surdos, além de contar com intérpretes de língua de sinais” (MEC/SECADI, 2014, p. 8).
Conforme o Decreto 5.626/2005, para que a educação bilíngue de surdos aconteça em sua plenitude, encontra-se uma figura de extrema importância para a execução desse modelo proposto. O professor bilíngue, descrito e alocado dentro da definição de escola e classes bilíngues, é o profissional que garantirá aos alunos surdos acesso a essas duas línguas propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses dois sistemas semiótico-linguísticos diferentes. o decreto enfatiza que a formação do professor bilíngue de surdos diz que, a preferência na formação de surdos para ocuparem a função de professores bilíngues. No capítulo III, destaca que a formação desses profissionais poderá acontecer por meio de cursos de nível superior de Letras/Libras ou Pedagogia em que Libras e Língua Portuguesa escrita constituam-se línguas de instrução.

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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Kállitta Marrielly Cardoso Castro -
1- As metodologias que são usadas na educação de surdos na escola regular são diversas como a tradicional, construtivista,sociointeracionistas ,freriana,montessoriano, waldorf, já na escola bilíngue a metodologia que é usada consiste em trabalhar com duas línguas no contexto são elas a língua brasileira de Sinais e a língua portuguesa na modalidade escrita, temos também uma outra metodologia que é a pedagogia surda que atende a especificidades do surdo de forma a considerar todos os aspectos culturais .Essa metodologia defende que a criança surda deve ter aula ministrada em Libras por professores surdos desde a educação infantil.
2-O professor Bilíngue é o que garantirá aos alunos surdos acesso as duas línguas, ou seja, a língua de sinais e a língua portuguesa, propiciando por meio de sua prática o desenvolvimento de habilidades linguísticos -discursiva para que o estudante surdo consiga transitar de forma autônoma por esses dois sistemas linguísticos diferentes.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Maria do Socorro de Sousa Araújo -
1_ qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue
resposta: No campo educacional, várias metodologias foram introduzidas no ensino de surdos no Brasil: o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e Pedagogia Surda.
vou destacar aqui a metodologia usada na escola regular e bilíngue.
Com o fracasso da metodologia Oralista, que trouxe grande prejuízo aos surdos, surgiu em seguida a Comunicação Total que inclui todo espectro dos modos linguísticos: gestos, criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura oro-facial, alfabeto manual, leitura e escrita, aparelhos clínicos. Ou seja, qualquer mecanismo que facilite a comunicação entre os surdos.
Segundo Ciccone (1996, p 06-08)apud KALATAI E STREIECHEN[s/d]. p.7)
a comunicação Total é uma filosofia de trabalho voltada para o atendimento e a educação de pessoas surdas. não é, tão somente, mais um método na área e seria realmente, um equívoco considerá-la, inicialmente, como tal(...) A Comunicação Total, entretanto, não e uma filosofia que se preocupa com ideais paternalistas. O que ela postula, isto sim, é uma valorização de abordagens alternativas, que possam permitir ao surdo ser alguém, com quem se possa trocar ideias. sentimentos, informações, desde a sua mais tenra idade.
foi um método satisfatório, por abordar a linguagem oral e a de sinais.
o Bilinguismo- A proposta pedagógica bilíngue é uma das primeiras a ser desenvolvida com os alunos, de maneira que os mesmos tenham contato com a LIBRAS sendo sua primeira língua e a língua portuguesa segunda, na modalidade escrita.
Segundo Guarinello(2007, p. 45-46 apud KALATAI STREIECHEN [s/d]p.08)
A proposta bilingue surgiu baseada nas reivindicações dos próprios surdos pelo direito à sua língua e pelas pesquisas linguísticas sobre a língua de sinais. ela é considerada uma abordagem educacional que se propõe a tornar acessível à criança surda duas línguas no contexto escolar.
Questão 2
Ser um professor bilíngue para surdos é ter domínio e formação adequada para desenvolver uma aprendizagem que atenda as necessidades dos alunos surdos e assim os mesmos possam interagir com os demais alunos, a família e a sociedade .
O que dificulta esse trabalho é a falta de formação adequada para trabalhar com alunos surdos, dificultando assim a comunicação entre ambos.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Soniete Ferreira Bastos -
1-A metodologia usada pode ser através de materiais escritos, onde se fará a comunicação, também pode ser de forma oral e visual, e audiovisuais ou seja através vídeos bem elaborados através de desafios e informações contextualizadas dentro de uma didática abrangente e proativa .

2-ser professor bilíngue é ser um professor proativo, focado no ensino aprendizado do aluno , ensinar o aluno em sua língua materna em primeira língua e em segunda língua ajudar o aluno no português escrito. Desenvolvimento práticas e habilidades linguísticas.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por MARIA GARDÊNIA DE SOUSA RODRIGUES -
Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
Contrariando a legislação de nosso país no tocante à educação, na escola regular a metodologia utilizada para a educação de surdos, geralmente, não atende a suas especificidades linguísticas. As aulas são ministradas em língua portuguesa, quando muito, tendo um intérprete de Libras na sala de aula. Entretanto, a metodologia não é adequada para a educação de um aluno na condição de surdez. Faltam muitos outros recursos para que a demanda desse aluno seja atendida e para que a sua educação possa estar em pé de igualdade à das crianças ouvintes.
O que é ser professor bilíngue?
O papel do professor bilíngue, então, é primar para que todos os alunos, surdos e ouvintes, tenham as mesmas condições de aprendizagem.
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Re: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Louise Alane Correia -
Olá, respondendo ao questionamento:

1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
Penso que mesmo diante de novas pesquisas e estudos que apontam em estratégias e metodologias de ensino que melhor se adequam ao surdo , nas escolas regulares, inclusivas, os alunos ainda estão expostos a metodologias mais tradicionais de ensino. Talvez na necessidade de formação daqueles profissionais ou mesmo do desinteresse desse profissional em buscar formação e aplicar esses conhecimentos.
Para o contexto de uma escola bilíngue, espera-se a aplicação de metodologias sociointeracionistas, bilíngues, priorizando a visualidade e a semiótica no ensino desse público.
2. O que é ser professor bilíngue?
É o profissional que tem o domínio da língua português e da Libras em proporção equivalente de modo que se faça entender, sendo assim fluente nas duas línguas. Também é característica de um professor bilíngue em um contexto de escola bilíngue usar as metodologias adequadas a comunidade surda com conhecimentos da cultura e identidade desse povo.

obs: desde ontem 30.03 tentei enviar e não registrou minha resposta aqui.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por Daniele Oliveira Torati -
1) Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?
As metodologias utilizadas na educação de surdos, tanto na escola regular quanto na bilingue, podem ser a Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Sociointeracionista, Freiriana, Pikler, dependendo do modelo que a escola segue em sua filosofia. Sobre a surdez especificamente, é necessário unir os métodos de ensino com a pedagogia surda, a qual se pauta na pedagogia ministrada por professores surdos e ao bilinguismo, que se pauta na proposta de apresentação de conteúdos na L1 e L2.

2) O que é ser professor bilíngue?
Ser professor bilingue é possibilitar aos alunos surdos a aprendizagem diretamente pela Libras como L1 em todos os conteúdos repassados por este professor. Isto apenas pode acontecer de verdade através de professores fluentes em Libras ministrando suas aulas diretamente aos seus alunos, sem interlocutores, no caso intérpretes, incentivando o contato em Libras entre alunos e seus pares. É também no contato com professores surdos adultos como parceiros de trabalho e troca sobre o real contato com o mundo surdo e compartilhamento de conteúdos através da sua primeira língua efetivamente. Apenas assim é possível que a Libras circule como primeira língua não apenas em conteúdos escolares, mas em avisos e outros meios de comunicação com estes alunos. Também é estar inserido na cultura surda e dando a real importância em disciplinas voltadas a cultura e identidade surda para os alunos terem embasamento do seu lugar na sociedade.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por SORAYA ALMEIDA MENDES DE OLIVEIRA -
1. Qual a metodologia usada na Educação dos Surdos na escola regular e bilíngue?

Segundo as políticas públicas educacionais na perspectiva inclusiva que
se referem à educação de surdos, há a metodologia como primeira língua (L1) a língua portuguesa, no entanto, são contratados o profissional intérprete de Libras em que faz a intermediação da língua portuguesa para a língua de sinais, direito
linguístico do aluno surdo ao acesso a língua brasileira de sinais (Libras),
reconhecida legalmente como língua oficial da comunidade surda do Brasil.
Neste cenário, as políticas públicas educacionais estabelecem que as
instituições de ensino devem garantir a organização de educação bilíngue para
surdos, em especial na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I,
considerando como língua de instrução educacional a Libras, a primeira língua
do surdo, e a língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
A partir deste pressuposto, a educação para os alunos surdos ocorreria de
forma diferenciada, em respeito à sua singularidade linguística.
As minorias linguísticas formadas por comunidades surdas no Brasil têm
o direito de usar a língua de sinais em todas as situações oficiais – conforme a
Lei n° 10.436/02 –, inclusive na escola. Mas há o questionamento: como ocorre o encontro entre
alunos surdos e ouvintes na escola? A teoria de Bourdieu acerca da "violência
simbólica", que ocorre quando a língua majoritária subjuga a língua minoritária,
serviu de referencial metodológico. Segundo Bourdieu e Passeron (2014), a
"violência simbólica" é exercida dentro dos estabelecimentos de ensino através
da valorização de um único capital cultural e linguístico, isto é, inculcando nos
agentes que o único capital cultural e linguístico que tem valor é o da classe
economicamente mais favorecida. Os surdos fazem parte de uma minoria
linguística, o que favorece a vivência da "violência simbólica" no ensino regular
em meio aos ouvintes.

Escola bilingue:

A metodologia é o ensino na primeira língua (L1) a Língua de Sinais e a segunda língua na modalidade escrita, a língua falada do país.
De acordo com Capovilla (2000), o primeiro país a efetivar a educação
bilíngue para surdos foi a Suécia, no ano de 1981. Foi também o primeiro a
reconhecer politicamente os surdos como uma minoria linguística com direitos
políticos assegurados à educação em língua falada e de sinais.
Segundo Svartholm (2014), desde que a educação bilíngue para surdos
foi adotada na Suécia, a língua de sinais passou a ser ensinada logo que o
surdo nasce. A autora destaca a importância de que surdos possam conviver
com pessoas que dominem a língua de sinais. Nas escolas de educação
bilíngue para surdos, professores devem dominar tanto a língua de sinais,
quanto serem capazes de ensinar a segunda língua na modalidade escrita por
meio da língua de sinais. A sala de aula deve permitir uma comunicação visual.
A escola onde os surdos estudam deve ser espaço de interações onde todos
possam desenvolver a língua de sinais de modo a poder com ela expressar e
aprender conceitos mais complexos. Para isso, é preciso oportunizar o máximo
desenvolvimento da língua de sinais levando em conta as diferenças entre os
próprios surdos.

fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_nadjanara_ana_basso_moras.pdf

2. O que é ser professor bilíngue?

No contexto escolar, o professor bilíngue precisa ter a fluência tanto da Língua de Sinais como da língua falada do país na modalidade escrita, além da consciência que o trabalho com o aluno surdo requer textos de fácil compreensão, experiências vividas por ele no dia a dia, tudo isso apresentado em LIBRAS, no caso do Brasil, já que é a língua natural destes alunos.
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por JANAINA HELENA MOTA -
Na cidade de São Paulo. Segundoa a legislação DECRETO Nº 57.379, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016
Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Art. 13. A oferta da Educação Bilíngue nas unidades educacionais deverá, de acordo com a necessidade dos educandos e das educandas, contar com o apoio dos seguintes profissionais:
I - para as EMEBSs, instrutor de Libras, preferencialmente surdo, e guia-intérprete de Libras/língua portuguesa;
II - para as Unidades Polo de Educação Bilíngue e as escolas comuns, instrutor de Libras, preferencialmente surdo, intérprete de Libras/língua portuguesa e guia-intérprete de Libras/língua portuguesa.
E na Regulamenta o Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016, que Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Art. 52 - São atribuições dos Instrutores de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Libras /Língua Portuguesa, respectivamente:
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Re: UC8: Fórum de Discussão: Reflexão de Educação de Surdos

por JANAINA HELENA MOTA -
A Metodologia ativa de aprendizagem consiste em uma forma de ensino no qual os alunos são estimulados a participar do processo de forma mais direta. De certa forma, a Metodologia ativa quebra com abordagens tradicionais daquilo que consideramos educar. Seu objetivo é estimular o aluno a sair do estado de estagnação durante a aula. É VER, PENSAR E AGIR. É O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA APRENDIAZAGEM.
Conforme mencionado pelos autores já expostos até o momento: Bacich &
Moran 2018, e Silva, Bieging & Busarello, 2017; os mesmos dão diferentes
ênfases a respeito do que é o ponto central deste método. Os primeiros autores
destacam que a aprendizagem ativa, tem o foco em conduzir o educando para
uma aprendizagem por meio da experiência impulsora do desenvolvimento da
autonomia. Já por outro lado, os segundos autores, acreditam que esta
metodologia deve focar a priori na simulação de situações problemas na aula. Não
é exagero afirmar que os autores também ressaltam pontos distintos sobre a
serventia do método ativo. Bacich & Moran confessam que o método ativo serve
para proporcionar autonomia e protagonismo aos alunos. Nesse sentido Silva,
Bieging & Busarello; o método te a serventia principal de levar o aprendiz a
pensar e causar interação do educando com os professores e alunos. “Na
aprendizagem ativa o foco está no aluno, na assimilação ativa do conhecimento
por meio de situações que o levem a pensar, refletir, investigar, comparar e
colocar em prática o que aprendeu" (Silva, Bieging & Busarello, 2017, p.98).
FONTE:http://scielo.iics.una.py/pdf/riics/v17n1/2226-4000-riics-17-01-24.pdf