Assista o vídeo que orientação sobre a atividade:
Prazo: 22/12/2021
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Olá professora Lidiane e demais,
Assistir um vídeo sobre a Atividade de Fundamentos da Educação de Surdos, em um link abaixo:
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1eb7n4_b9jQxbot4x27PVktO6UCocee-B/view?usp=sharing. Acesso em 22 dez. 2021
Por favor assistir até o final, sobre a desautorização
Obrigado, Thiago.
Atividade de Fundamentos da Educação de Surdos
ALUNA: Floriete Assunção Ribeiro
O Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris
Até o século XVIII, ensinar os surdos a falar, ler e escrever parecia unanimemente complexo: são poucas as experiências de educar surdos anteriores ao final do período medieval que tiveram seus registros encontrados. Com efeito, os consagrados “pioneiros” na instrução de surdos eram, sobretudo, preceptores de crianças de famílias ricas das principais sociedades europeias, que realizavam um ensino individualizado, baseado na educação pela palavra. Desse modo, o suposto encontro fortuito do abade Charles-Michel de l’Épée com duas gêmeas surdas teria sido o responsável por uma inversão na abordagem realizada por estes preceptores até aquele momento.
O Instituto Nacional de Surdos Mudos de Paris tem seu embrião em 1760, a partir do trabalho iniciado pelo abade Charles-Michel de L’Epée, na sociedade parisiense da segunda metade do século XVIII. As informações sobre o abade são raras e, em sua maioria, controversas. Sabe-se que ele nasceu na cidade de Versalhes no ano de 1712. Seu pai, Charles François Lespée era arquiteto do rei e sua mãe, Marguerite Varignon, era filha de um grande empreiteiro, ligado oficialmente à construção dos edifícios do rei Luís XIV. Nesse sentido, seu lugar social fica evidenciado: um dos filhos de uma família burguesa tradicional do século XVIII, estudou teologia e direito e decidiu seguir o caminho religioso (BÉZAGU-DELUY, 1990). L’Épée tinha, na data de criação de sua escola, 50 anos, uma carreira eclesiástica modesta e bastante conturbada, além de uma fortuna pessoal considerável. Com efeito, o abade era uma figura de destaque na sociedade parisiense da época, um homem ilustrado.
Assim, em 1771, com seus próprios meios, fundou a Instituição Nacional de Surdos-Mudos de Paris, na sua própria casa, localizada a rua des Moulins, recebendo as crianças pobres em regime de internato (BERNARD, 2014). A chave matriz para o sucesso e o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido por L’Épée com os surdos está nos chamados por ele exercícios públicos dos surdos e mudos. Tratava-se de demonstrações que ele organizava com seus melhores alunos, visando impressionar possíveis espectadores afortunados que pudessem se interessar em financiar a educação dessas crianças e promover a publicidade do abade e o reconhecimento de seu método de ensino. Para isto, ele mesmo convidava muitos espectadores célebres, fossem franceses ou estrangeiros, notadamente duques, embaixadores, eclesiásticos, entre outros, que enchiam a sala de lições durante as duas horas de demonstração (L’ÉPÉE, 1776). Estes exercícios teriam assumido um papel central no desenvolvimento da educação de surdos pelo mundo, que passaria a se desenvolver rapidamente a partir dali. Isso porque representantes de diversas nações passariam, a partir das aulas de L’Épée, a entrar em contato com essa nova possibilidade para instruir as crianças surdas.
Língua de sinais coreana ou KSL ( coreano : 한국 수화 언어 ; Hanja : 韓國手 話 言語; RR : Hanguk Suhwa Eoneo ou 한국 수어 ;韓國 手 語; Hanguk Sueo ) é a língua de sinais nipo-coreana usada para comunidades surdas da Coreia do Sul sob o Norte - Fronteira sul-coreana. Muitas vezes é referido simplesmente como 수화 ;手 話; suhwa , o que significa assinar em geral.
O início da KSL data de 1889, [1] embora os esforços de padronização só tenham começado em 2000. [2] A primeira escola sul-coreana para surdos foi fundada em 1º de abril de 1913, em Seul, e foi renomeada como Escola Nacional para surdos em 1945, a ser posteriormente renomeada para Escola para surdos de Seul em 1951. [3]
Embora as origens do KSL sejam anteriores ao período colonial japonês ( de jure começando em 1910), a linguagem de sinais desenvolveu algumas características em comum com a gramática da Língua de Sinais Japonesa (JSL) quando a Coréia estava sob o domínio japonês. [1] A KSL é considerada parte da família da Língua de Sinais Japonesa . [4]
De acordo com o Ministério de Saúde e Bem-estar da Coreia do Sul, havia 252.779 pessoas com deficiência auditiva e 18.275 pessoas com distúrbios de linguagem na Coreia do Sul no final de 2014. [5] Os números estimados recentes para o número de surdos na Coreia do Sul variam de 180.000 a 300.000. [6] Isso é aproximadamente 0,36% - 0,6% da população da Coreia do Sul .
Em 31 de dezembro de 2015, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou uma legislação para reconhecer a língua de sinais coreana como uma das línguas oficiais da Coreia. [7] Houve dois projetos de lei e duas políticas aprovadas ao abrigo desta legislação, que eram "Política padrão da linguagem gestual coreana", "Lei da linguagem gestual", "Lei da linguagem gestual coreana" e "Política padrão da linguagem gestual e da cultura surda", que eram então fundida como A Lei Fundamental da Língua de Sinais Coreana. [8] A legislação abre caminho para um melhor acesso e melhor comunicação na educação, emprego, ambientes médicos e legais, bem como nas práticas religiosas e culturais. [7]As propostas dentro da legislação consistiam na política nacional e regional e na promulgação para a educação da Língua de Sinais Coreana, que promove e distribui as informações para a criação de um ambiente melhor para o uso da Língua de Sinais Coreana. Além disso, o Planejamento de Melhoria da Língua de Sinais Coreana precisa ser realizado a cada cinco anos e a pesquisa e investigação do uso da Língua de Sinais Coreana para Surdos precisa ser realizada a cada três anos. [8]
A Lei da Língua de Sinais Coreana ( coreano : 한국 수화 언어 법 ; Hanja : 韓國 手 話 言語 法; RR : Hanguk Suhwa Eoneo Beop ), que foi adotada em 3 de fevereiro de 2016 e entrou em vigor em 4 de agosto de 2016, estabeleceu a Língua de Sinais Coreana como um idioma oficial para surdos na Coreia do Sul igual em status ao coreano . A lei também estipula que os governos nacionais e locais são obrigados a fornecer serviços de tradução em língua de sinais coreana para surdos que deles necessitem.Depois que a Língua de Sinais Coreana foi estabelecida, tornou-se uma exigência que houvesse interpretações assinadas no tribunal. KSL também é usado durante eventos públicos e programas de serviços sociais. A Coreia do Sul oferece cursos de língua de sinais para audição. Cursos especiais de instrução de língua de sinais estão disponíveis para pais com filhos surdos (Frawley 2003). [9] [10]
A Língua de Sinais Coreana é usada desde 1889, aproximadamente, e a primeira escola especializada no ensino de surdos que usava o idioma foi aberta em 1908. O desenvolvimento dos Sinais Coreanos tem uma relação comum com a Língua de Sinais Japonesa e a Língua de Sinais Taiwanesa, o que faz terem certas semelhanças em suas estruturas e sinais (palavras). Apesar dos sinais já serem usados na educação da população surda, o oralismo (leitura labial e aprendizagem da fala) era também muito disseminado nas escolas, e na década de 80 o KSDSL (Língua de Sinais Coreana Padrão) também começou a ser difundida nas instituições de ensino.
A KSDSL é uma forma codificada manualmente do idioma coreano, enquanto o KSL é a língua de sinais propriamente dita, desenvolvida naturalmente pela comunidade surda coreana, com sua própria gramática e construção. Com base nos estudos entre os estudantes com deficiência auditiva, comprovou-se que o uso da língua de sinais coreana na educação era bem mais efetivo e fornecia a base necessária para aprender uma segunda língua, normalmente o coreano, do que usar os métodos de oralismo e a KSDSL.
Atualmente, a 한국 수화 tem sido cada vez difundida e estruturada na sociedade coreana, possibilitando que jovens surdos se graduem em universidades e se insiram com mais facilidade no mercado de trabalho.
https://www.brazilkorea.com.br/lingua-de-sinais-coreana/
https://hmn.wiki/pt/Korean_Sign_Language