Início de Célula

2. Projeto Formal

2.5. Atividades

As Atividades são as descrições detalhadas de como vão ocorrer as ações do projeto. Elas também são escritas em tópicos e respondem às perguntas:
        ● O quê? (Atividade)
        ● Como? (Descrição)
        ● Quanto? (Carga horária)

Com relação à Carga horária, é importante que o autor contabilize quanto tempo investirá nas Atividades do projeto, de forma a distribuir de forma adequada este tempo. Ao final da lista de atividades, escreve-se o total da carga horária investida. Exemplos:

        ● Atividade: Divulgação do projeto de Célula.

Descrição: Serão elaborados cartazes com informações básicas do projeto e os contatos do Articulador. Estes cartazes serão fixados no Departamento do curso de Filosofia. Paralelamente o Articulador visitará as salas de aulas de possíveis Participantes do projeto para convidá-los a participar do projeto. Caso necessário, também serão confeccionados panfletos para serem distribuídos no Departamento.

Carga horária: 12 horas.

        ● Atividade: Discussão da metodologia da AC.

Descrição: Encontros da Célula dedicados à discussão da metodologia da AC, com a finalidade de aprimorar o próprio funcionamento da Célula.

Carga horária: 12 horas.

        ● Atividade: Estudo cooperativo do tópico 1 da disciplina de Direto Penal.

Descrição: Será realizado o estudo dos assuntos relacionados ao tópico 1 da disciplina de Direito Penal, procurando-se manter o método de trabalho alinhado com a metodologia da AC.

Carga horária: 40 horas.

Total de carga horária: 64 horas (16 semanas com 4h de Atividades cada).

Importante: É imprescindível que as Atividades contemplem todos os objetivos do projeto. Em outras palavras, nenhum objetivo do projeto deve ficar sem atividades correspondentes. Por outro lado, deve-se ter o cuidado também de não descrever atividades em excesso, que não tenham ligação com os objetivos, pois todas as atividades devem estar ligadas à pelo menos um objetivo do projeto.