Princípios da Aprendizagem Cooperativa
5. Processamento de Grupo
5.1. Instrumentos de Processamento de Grupo
a) QUE BOM! QUE PENA! QUE TAL?
DESCRIÇÃO: Esse modelo de processamento avalia como os estudantes da célula percebem as atividades que existiram no grupo, e quais colocações seriam feitas se questionados acerca dessas colocações. Com esse formato é possível gerar reflexões sobre o desempenho individual, podendo-se avaliar a opinião geral dos estudantes acerca das atividades da célula. É interessante utilizar esse modelo quando os estudantes da célula ainda não se conhecem muito bem e estão dispostos a construir um bom funcionamento para a célula.
APLICAÇÃO: Cada integrante da célula responde á cada um dos quadrinhos e depois expõem ao grupo o que responderam para cada um dos questionamentos. É importante que cada membro responda as questões referindo-se a todas as atividades da célula, uma por vez.
EXEMPLO:
Atividade | Que bom ! | Que pena ! | Que tal ? |
---|---|---|---|
exemplo | ----- | ----- | ----- |
b) QUADRANTE:
DESCRIÇÃO: Esse modelo fornece um panorama geral de como cada estudante da célula avalia a si mesmo, o grupo e a atividade. É indicado quando a célula já tem um maior tempo de existência e seus integrantes já se conhecem a ponto de sentirem-se fazendo parte de algo comum. Isso porque pede que os estudantes se sintam à vontade para pensar sobre e dizer como se sentem com aquele grupo de forma mais aprofundada, com uma maior liberdade.
APLICAÇÃO: Em sua utilização, cada membro da célula deve preencher o quadrante (semelhante ao do exemplo abaixo), avaliando fatores positivo e negativos da relação: 1) do estudante com a atividade desenvolvida; 2) do estudante com o grupo; 3) do grupo com a atividade e 4) do grupo com o estudante. Em seguida, os integrantes compartilham cada um dos quatro pontos, percebendo pontos comuns e divergentes. É necessário tempo para essa aplicação, cerca de 30 minutos, apesar de poder ser adaptada para menor ou maior tempo. Esse modelo também pode ser utilizado para avaliar não apenas atividades individuais, mas as atividades desenvolvidas pela célula em um determinado período (atividades semanais ou quinzenais).
EXEMPLO:
Integrante: Maria Pereira
Atividade: Estudo de biologia (cadeia alimentar)
Eu com
EU COM A ATIVIDADE Positivo:Negativo: |
EU COM O GRUPO Positivo: Negativo: |
---|---|
GRUPO COM A ATIVIDADE Positivo: Negativo: |
GRUPO COMIGO Positivo: Negativo: |
c) PIZZA COOPERATIVA:
DESCRIÇÃO: Esse modelo de processamento permite a percepção das contribuições de cada integrante da célula, fortalecendo o reconhecimento dos esforços individuais e do grupo. Seu uso é indicado diante da necessidade de um maior reconhecimento positivo do grupo e dos seus membros uns com os outros. Também possibilita que o grupo observe melhor a implicação de cada membro com a atividade, a responsabilidade individual e as aptidões de seus integrantes.
APLICAÇÃO: A célula constrói um círculo (pizza) e o divide em fatias de acordo com a quantidade de participantes. Em cada fatia deve ser colocado o nome de um membro da célula. Uma fatia por vez, os membros do grupo devem escrever as contribuições daquele estudante para o desenvolvimento de uma atividade específica ou para uma série de atividades desenvolvidas pela célula.
EXEMPLO:
d) PERGUNTAS ABERTAS:
DESCRIÇÃO: Este modelo de processamento permite que cada integrante reflita individualmente sobre o funcionamento da célula e de si mesmo na célula. Pode ser utilizado para estimular uma maior reflexão dos estudantes, permitindo a ampliação da percepção sobre ele mesmo e o desempenho da célula.
APLICAÇÃO: Cada integrante da célula responde um roteiro de perguntas abertas (ver abaixo). Em seguida, os membros da célula compartilham suas respostas e discutem possíveis modificações e novas metas a serem alcançadas.
EXEMPLO DE ROTEIRO:
PROCESSAMENTO DE GRUPO
Atividade(s):
NOME:
1) Como eu
avalio a minha contribuição com a(s) atividade(s) executadas(s)? Por quê?
2) Como eu avalio minha relação com a célula? Por quê?
3)Como eu avalio a relação do grupo comigo? Por quê?
4) Como eu avalio o funcionamento da célula? Por quê?
5)Como eu avalio o desempenho da célula até agora?
E) QUESTIONÁRIO TIPO GRADATIVO
DESCRIÇÃO: Este modelo de processamento avalia o desempenho da célula como um todo, permitindo uma compreensão de como cada integrante percebe o funcionamento da célula. Pode ser utilizado quando os integrantes ainda não se conhecem muito, por focar mais o grupo de uma forma geral.
APLICAÇÃO: Cada integrante da célula responde individualmente o questionário (olhar exemplo) sobre o desempenho da célula, marcando os itens que considerar mais pertinentes. Depois os estudantes compartilham suas respostas discutindo divergências e concordâncias, bem como os motivos que os levaram a tais respostas.
EXEMPLO:
Questionário
de processamento de grupo
Componentes do grupo:__________________________________________________________
Data:
__________________
COMO TRABALHAMOS EM GRUPO NA CÉLULA?
MARQUE COM UM X ABAIXO DO ITEM CORRESPONDENTE A SUA
RESPOSTA:
1. Escutamos
as opiniões e as ideias dos colegas da célula:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
2. Todos
contribuem com ideias e opiniões:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
3. Partilhamos
nossa responsabilidade:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
4. Conseguimos
chegar a um consenso:
( )Sempre (
)Às vezes (
)Raramente
5. Conseguimos expressar nossos desacordos de
forma eficiente:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
6. Gerimos
nosso tempo com eficácia:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
7. Os
integrantes da célula têm bastante concentração nas atividades desenvolvidas:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
8. As
atividades previstas são realizadas com sucesso:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente
9.
O
grupo celebra quando concluiu a tarefa:
( )Sempre (
)Às vezes ( )Raramente